Comunicação

Parlamento fará seleção de artes visuais para exposição na Alesc em 2026


Em 5 de Janeiro abrem as inscrições para a seleção e premiação de exposições que irão compor a agenda cultural

Valquíria Guimarães
24/12/2025 - 01h38min

Parlamento fará seleção de artes visuais para exposição na Alesc em 2026

FOTO: Giovanni Kalabaide

De 5 de janeiro a 24 de fevereiro, o Parlamento catarinense estará com inscrições abertas para a seleção e premiação de exposições que irão compor a agenda cultural de 2026.

A iniciativa, coordenada pela Gerência Cultural da Casa, vai selecionar seis propostas de artes visuais nas modalidades de pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, fotografia, vídeo e instalação.

As obras escolhidas serão expostas na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Cada artista selecionado receberá um prêmio individual de R$ 6 mil.

Podem participar artistas brasileiros ou estrangeiros com situação regular no país. As propostas devem conter entre 10 e 20 obras, sendo vedadas inscrições de trabalhos de arte generativa, performances ou obras criadas com o uso de inteligência artificial.

O edital completo, bem como anexos e orientações para inscrição, já estão disponíveis no site da Gerência Cultural da Assembleia Legislativa, e na plataforma Spectro. As inscrições são gratuitas.

Gerência Cultural

A Gerência Cultural tem como desafio ampliar o diálogo entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a sociedade catarinense, por meio da promoção de exposições de artes visuais, lançamentos literários, apresentações musicais e outras ações culturais.


Perguntas Frequentes

1) Qual é o período de inscrições para a seleção de artes visuais?
De 5 de janeiro a 24 de fevereiro.

2) Quantas propostas serão selecionadas e em quais modalidades?
Serão selecionadas seis propostas de artes visuais, nas modalidades de pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, fotografia, vídeo e instalação.

3) Onde as obras selecionadas serão expostas?
Na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

4) Qual é o valor do prêmio para cada artista selecionado?
Cada artista selecionado receberá um prêmio individual de R$ 6 mil.

5) Quem pode participar e quais são as regras básicas da proposta?
Podem participar artistas brasileiros ou estrangeiros com situação regular no país. As propostas devem conter entre 10 e 20 obras, e não são aceitas inscrições de arte generativa, performances ou obras criadas com uso de inteligência artificial.

6) Onde encontrar o edital e como fazer a inscrição?
O edital, anexos e orientações estão no site da Gerência Cultural e na plataforma Spectro. As inscrições são gratuitas.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias