Pronunciamento

Serafim Venzon - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2017
DEPUTADO SERAFIM VENZON (Orador) - Fala sobre Martinho Lutero que, em 1517, teve a coragem de empreender um movimento denominado Reforma Protestante. Suas ideias reformistas culminaram com a publicação das 95 teses, um manifesto contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana e propondo uma reforma no catolicismo.
Ressalta que os Séculos XV e XVI foram marcados por descobertas, invenções e por questionamentos de verdades e dogmas, principalmente dentro da igreja, destacando que Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e Hungria. O resultado da Reforma Protestante foi uma divisão da chamada Igreja do Ocidente entre católicos romanos e protestantes, originando o protestantismo, sendo que a liberdade pregada por Lutero abriu espaço para o surgimento de várias correntes religiosas, com origem nas propostas do Protestantismo.
Afirma que hoje estamos completando 500 anos deste questionamento, que havia começado muito tempo antes e que baniu muitas pessoas do convívio com a Igreja Católica, mas, este ano, o Papa Francisco, o Vaticano, apresentou um Selo Comemorativo em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante, justamente para promover a reaproximação, como está acontecendo. [Taquígrafa: Sara]