Pronunciamento

Romildo Titon - 026ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/04/2012
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Quero saudar inicialmente o presidente que comanda os trabalhos no dia de hoje, deputado Nilson Gonçalves, também o deputado Antônio Aguiar que anteriormente conduziu os trabalhos, bem como todos os srs. parlamentares.
Quero fazer, no dia de hoje, referência ao município de Campos Novos, o qual, no último dia 30, completou 131 anos de emancipação político- administrativa.
O município de Campos Novos tem uma história em parte idêntica à de outros municípios e em parte uma história um tanto diferente, porque aos poucos foi conquistando o seu espaço no cenário catarinense e no cenário brasileiro pela sua pujança, pela produção e pela coragem e determinação da sua gente.
Se formos fazer uma retrospectiva, deputado Antônio Aguiar, Campos Novos já foi município mãe lá pelas regiões de Videira, Tangará, Capinzal, Joaçaba, Piratuba e Ipira. Há poucos dias completou 63 anos de emancipação o município de Piratuba que, assim como Tangará e Pinheiro Preto, pertenceu a Campos Novos.
Fomos o segundo maior município em extensão territorial do estado de Santa Catarina, perdendo na época apenas para o município de Lages. Com as emancipações, foi reduzido o seu espaço territorial, mas a produção foi aumentando cada vez mais. O município atravessou algumas dificuldades, é claro, pois todos que trabalham na área da agricultura, da agropecuária enfrentam momentos de dificuldade.
Passado o ciclo da madeira, Campos Novos passou a investir pesadamente na pecuária e chegou a ter o segundo maior rebanho bovino do estado de Santa Catarina, assim permanecendo por muitos anos.
Mas o município foi amadurecendo, novas tecnologias foram surgindo e as cooperativas, que hoje são em número bastante expressivo em Campos Novos, foram oferecendo oportunidade aos camponovenses de buscar alternativas, reduzindo a área de pastagem, trabalhando com a melhoria genética do rebanho, com um gado de peso, de carcaça, que dá uma rentabilidade muito maior, com isso deixando espaços para a produção agrícola.
Nesse sentido, investiu-se pesadamente em novas tecnologias, em novos experimentos, pois as nossas cooperativas têm sido, reforço aqui, as grandes responsáveis por essas questões, fazendo com que Campos Novos se torne o maior produtor do estado, o que foi reconhecido pela Assembleia Legislativa quando lhe concedeu o título de Celeiro de Santa Catarina, num projeto de nossa autoria.
Recentemente o IBGE lançou uma lista 100 maiores municípios do Brasil que têm o maior PIB agropecuário, ou seja, os 100 municípios do Brasil que mais produzem alimentos para o país, e Campos Novos figurou entre eles, sendo o único deste estado a figurar na lista.
Mas não parou por aí, com a credibilidade que a sociedade de Campos Novos buscou e com as alternativas surgidas das pesquisas feitas pelas nossas cooperativas, Campos Novos também investiu pesadamente no abastecimento das agroindústrias na área de suínos, na área de aves, na produção de ovos, na produção de leite, enfim, nosso município diversificou a sua economia.
Tudo isso teve início com a Coopercampos, numa parceria com a BRF, que assumiu a condução desse trabalho, levando para Campos Novos todo o abate de suínos que antes existia nos municípios de Videira e de Herval do Oeste. Isso graças à característica que implantou no decorrer do tempo, no sentido de buscar alternativas para o produtor, no sentido de diversificar sua produção, no sentido de obter uma renda maior.
Hoje Campos Novos vive o auge do crescimento e é um dos municípios que mais crescem, que mais se desenvolvem. Seu modelo tem sido copiado por outros municípios em termos de produção e de agropecuária.
Campos Novos também passou a ser um dos maiores produtores de energia, desde que lá foi instalada a usina que hoje é responsável por 25% da energia consumida no estado. Com isso o comércio e a indústria se fortaleceram e o entusiasmo, a coragem e a determinação do povo camponovense colocaram o município numa posição muito favorável, sendo um lugar bom para viver e para investir.
Agora, no último dia 30, deputados Aldo Schneider e Antônio Aguiar, houve a grande festa de comemoração dos 131 anos. Uma festa da qual a sociedade participou, uma festa com grandes shows, com grandes oportunidades para mostrar aquilo que Campos Novos realmente produz, mas um pouco diferente, pois todos puderam participar sem pagar um centavo, numa demonstração de que a prefeitura não existe apenas para fazer obras, para fazer grandes investimentos; ela tem que mostrar que o seu capital, que o seu patrimônio maior é o seu povo, a sua gente, e oferecer lazer.
Uma confraternização desse tipo não pode ser aberta somente para aqueles que podem pagar uma entrada para um show. Essa comemoração tem que ser aberta para a sociedade, para aqueles que ajudaram a construir a história do município, para aqueles que passaram por momentos difíceis e que levaram Campos Novos ao auge do crescimento.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Eu gostaria de parabenizar Campos Novos pelo aniversário de 131 anos de emancipação política e, ao mesmo tempo, parabenizar v.exa. que representa aquele município e a região e dizer que eles têm, sim, um grande representante nesta Casa, pois temos certeza de que v.exa. ajudou a transformar aquele município naquilo que ele é hoje.
Parabéns, deputado Romildo Titon, pela sua ação em favor de Campos Novos.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Muito obrigado, deputado Antônio Aguiar.
O Sr. Deputado Aldo Schneider - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Pois não!
O Sr. Deputado Aldo Schneider - Sr. deputado, quero dizer da importância de um município que entendemos ser a grande locomotiva, o celeiro agrícola de Santa Catarina.
Conforme v.exa. acabou de relatar, no último final de semana a festa patrocinada pelo município recebeu obviamente o apoio das empresas locais. Por isso quero parabenizar a administração municipal através de v.exa., que representa tão bem o município de Campos Novos e região neste Parlamento.
Estamos habituados a ver grandes festas em que são envolvidas milhares de pessoas, mas infelizmente em Santa Catarina foi adotada a cultura de cobrar ingressos para as pessoas visitarem uma feira de artesanato ou uma feira agrícola. E pelo que v.exa. acabou de relatar, Campos Novos ousou e fez diferente e é exatamente essa ousadia que temos que levar para os demais 295 municípios.
Quero, na condição de líder da maior bancada deste Parlamento, congratular-me com v.exa. e dizer aos irmãos camponovenses que além de estarem muito bem representados por v.exa. neste Parlamento, Santa Catarina tem um respeito muito grande pelo que aquele município representa para o setor agrícola e para o cooperativismo do estado e também do Brasil.
O SR. DEPUTADO ROMILDO TITON - Muito obrigado, deputado Aldo Schneider.
Com relação ao que v.exa. falou a respeito de uma nova fase que Campos Novos vive, a grande maioria dos municípios faz grandes festas, grandes shows, mas costumeiramente limita a possibilidade de participação das famílias porque os parques ficam fora do município, próximos à BR, causando dificuldade àqueles que não têm veículo próprio, àqueles que necessitam de ônibus ou que, muitas vezes, conseguem somente uma entrada para o pai ou para a mãe e não conseguem para os filhos.
O prefeito Vilibaldo Erich Schmid segue aquilo que o ex-prefeito Nelson Cruz vinha fazendo, ou seja, adotou como critério, deputado Dirceu Dresch, a utilização do estádio municipal, que geralmente está localizado quase no centro da cidade, facilitando a locomoção das pessoas e beneficiando os motoristas que estacionam sem pagar nada.
Quero parabenizar o prefeito Vilibaldo Erich Schmid, o vice-prefeito, todos os vereadores e a comissão organizadora, que ofereceram essa belíssima festa no final de semana que passou, festa essa que foi uma oportunidade ímpar para Campos Novos mostrar tudo o que já conseguiu em termos de desenvolvimento.
Eu já disse aqui e torno a dizer aqui que quem faz a história do município não são os administradores, os prefeitos, os vereadores, os secretários municipais. Quem faz a história do município é o seu povo, que luta, que enfrenta crises, que enfrenta momentos de dificuldade e supera-as. Até pouco tempo Campos Novos dependia de Joaçaba, mas agora, com o seu potencial, com a coragem e determinação da gente camponovense, conseguiu atingir a sua autonomia.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)