Deputados

Deputados

Roberto Salum

 PRB

Dados Pessoais

Nascimento:
13 Outubro 1956
Escolaridade:
Origem:
Florianópolis /
Gabinete:
023
Contatos:
  • (48) 3221-2966
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

08/02/2018 - 002 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Tece comentários sobre atuação do Judiciário quanto à aplicabilidade das leis ao comentar o processo que culminou na prisão do deputado federal João Rodrigues, afirmando que sempre está ao lado dos mais fracos, declarando solidariedade ao deputado federal. Entende que uma pessoa apenas poderá ser presa após recorrer a todos os recursos legais que a Lei Maior permite, ou seja, após julgamento em última instância. Em sua opinião, a Constituição foi rasgada com a p

COMISSÕES

002ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/02/2018

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Tece comentários sobre atuação do Judiciário quanto à aplicabilidade das leis ao comentar o processo que culminou na prisão do deputado federal João Rodrigues, afirmando que sempre está ao lado dos mais fracos, declarando solidariedade ao deputado federal. Entende que uma pessoa apenas poderá ser presa após recorrer a todos os recursos legais que a Lei Maior permite, ou seja, após julgamento em última instância. Em sua opinião, a Constituição foi rasgada com a p (...)

002ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/02/2018

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Cita depoimento que escutou na Rádio Regional FM Florianópolis, na presente data, destacando a tristeza da população sobre a falta de entorno na BR-101, fazendo referência aos transtornos que causa aos motoristas e moradores, alertando inclusive sobre risco de vida de quem circula por estas áreas. Menciona que vem a tempo lutando para sanar o problema, criticando o governo federal que assinou contrato com os espanhóis para fazer a administração e manutençã (...)

121ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/12/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Lembra seu primeiro discurso no Parlamento, quando declarou que era agente de polícia e que lutaria pelos funcionários públicos em geral, inclusive os da Casa. Lamenta que funcionários de todos os órgãos estejam presentes fazendo suas reivindicações, porém, a maioria sem sucesso. Faz justiça, entretanto, ao deputado Maurício Eskudlark, concordando com a sua emenda ao projeto que dá gratificação aos delegados, pois há muitos anos a polícia está sem as devida (...)

114ª SESSÃO ORDINÁRIA

30/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Agradece aos deputados Patrício Destro e Rodrigo Minotto, que colocaram os seus horários a sua disposição, para substituí-los quando for preciso. Registra que participou de audiência pública com o secretário de Segurança, César Grubba, apelando para que o mesmo encaminhe as promoções da Polícia Civil ao governador do estado, também que os 30 cargos excedentes no concurso para bombeiros sejam preenchidos o mais rápido possível. Criticou as comissões per (...)

016ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

29/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Em nome do presidente da Associação dos Pescadores de Garopaba e de Imbituba, Lédio da Silveira, solicita apoio do Parlamento para a preservação da Lagoa de Ibiraquera, atualmente poluída, tendo em vista que a Polícia Ambiental não toma nenhuma providência para evitar tal desastre ecológico, atingindo duramente os pescadores e a comunidade local que vive da pesca. Na mesma esteira, clama aos agentes prisionais que venham à Casa Legislativa reivindicar seus (...)

111ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Menciona leis de sua autoria aprovadas na Casa Legislativa, na gestão anterior, relativas a questões como: gratuidade de estacionamento em centros de saúde, obrigatoriedade da instalação de cabines de pagamento eletrônico em praças de pedágio, a obrigatoriedade de proprietários de bares e restaurantes disponibilizarem imobiliário adequado aos cadeirantes, instituição de medidas de segurança aos usuários de caixa eletrônico e outras. Enfatiza que tal explanação (...)

111ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Manifesta-se sobre projetos de lei de sua autoria, que tratam de questões importantes para a sociedade como: o abandono de animais, o dever de os bancos oportunizarem o pagamento de faturas de consumo ao cidadão catarinense, a questão do atendimento presencial por parte das operadoras de telefonia. Enfatiza que as pessoas precisam votar certo, ou seja, em pessoas que trabalham nas áreas de segurança pública, saúde e educação, que são prioritárias para a populaçã (...)

110ª SESSÃO ORDINÁRIA

22/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Tece comentários a respeito da gravidade da criminalidade que está acontecendo nos morros da capital, que estão tomados por quadrilhas organizadas. Relata que em dois dias ocorreram seis homicídios, o que demonstra a realidade dos morros de Florianópolis. Apela ao comandante da Polícia Militar para não permitir que os policiais subam os morros em áreas de crime. E avalia que a comunidade é que deve denunciar os traficantes, ajudar a polícia. Dep (...)

109ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Faz um breve comentário a respeito do pronunciamento do deputado Maurício Eskudlark, ratificando que a construção do trevo naquela rodovia não trouxe nenhum benefício aos usuários e, sim, provoca acidentes. Também se manifesta sobre a fala do deputado Ismael dos Santos a respeito dos atuais políticos, e sugere ao cidadão brasileiro participação ativa na escolha dos futuros representantes da política brasileira para realizar mudanças ao bem coletivo. Coment (...)

107ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/11/2017

DEPUTADO ROBERTO SALUM (Orador) - Faz apelo ao governador Raimundo Colombo para implementar medidas urgentes, levando em consideração a preocupação dos prefeitos de Barra Velha, Florianópolis e outros balneários que estão perdendo faixas de areia. Conclama as prefeituras que se unam, independente de partido, na busca de solução urgente para o problema, porque neste caso o tempo é crucial, e postergar a solução pode ser um desastre para o turismo e, consequentemente, para a economia do estado. (...)

16/02/2018

Hoje, as comemorações pelo centenário do Clube de Regatas Aldo Luz ganharam novas dimensões. Por iniciativa do deputado Roberto Salum (PRB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider (PMDB), autorizou a realização de uma sessão especial, dia 19 de março próximo, e de uma exposição na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, de 19 a 23 de março, para contar a história do clube. (...)

15/02/2018

A presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Santa Catarina, Ana Júlia Rodrigues, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, em intervalo da sessão ordinária desta quinta-feira (15), para questionar os argumentos governamentais sobre a reforma da Previdência. A Proposta de Emenda à Constituição (...)

15/02/2018

Confira aqui a manifestação dos deputados em tribuna durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (15): Mario Marcondes (PMDB) Assuntos: situação do Hospital Santa Tereza, de São José, e prisão do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) (...)