Deputados

Deputados

Padre Pedro Baldissera Libras

 PT

Dados Pessoais

Nascimento:
29 Maio 1957
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Chapecó /
Gabinete:
113
Contatos:
  • (48) 3221-2726
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

28/02/2024 - 010 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Discorre sobre Projeto de Lei n. 0129\2023, de sua autoria, que teve a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça, e que agora em 2024, irá para a Comissão de Educação, vindo depois para o Plenário para votação. Explica que o mesmo tem como objetivo incluir o morango na merenda escolar. Justifica que o mesmo é uma fruta de baixa caloria, rico em vitaminas C, A, B5, e B6, além de conter os minerais como o cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio

COMISSÕES

010ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/02/2024

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Discorre sobre Projeto de Lei n. 0129\2023, de sua autoria, que teve a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça, e que agora em 2024, irá para a Comissão de Educação, vindo depois para o Plenário para votação. Explica que o mesmo tem como objetivo incluir o morango na merenda escolar. Justifica que o mesmo é uma fruta de baixa caloria, rico em vitaminas C, A, B5, e B6, além de conter os minerais como o cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio (...)

117ª SESSÃO ORDINÁRIA

06/12/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Critica a pouca importância dada aos efeitos da crise climática, que cada vez mais ameaçam o planeta e, em especial, Santa Catarina com tornados, precipitações intensas, vendavais, granizos, enchentes seguidas uma da outra. Declara que já era previsto que rios iriam definhar, as fontes iriam secar e que teríamos graves problemas de recursos hídricos, regiões degradadas, ocasionando desertos, tudo previsto pelos cientistas e pesquisadores. Lamenta a falt (...)

098ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/10/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Discorre sobre duas grandes personalidades com as quais conviveu, hoje falecidas, que ontem foram homenageadas no Parlamento catarinense, a primeira tratando-se de Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos geógrafos brasileiros destacados, grande defensor do meio ambiente e amigo do seringueiro Chico Mendes. Fala que colaborou com diversos movimentos sociais na América Latina, e também fez parte de uma corrente interna dentro do PT, chamada Convergência Soc (...)

021ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

10/10/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Relembra que a Defesa Civil de Santa Catarina, ainda em agosto, alertou a possibilidade de ter temporada de ciclones no Estado. Também menciona uma publicação da Universidade Federal de Santa Catarina alertando que a maior parte do território brasileiro está secando ou sofrendo com enchentes. Comenta que Santa Catarina vive uma realidade onde acontecem cheias com maior frequência. E cita um estudo afirmando que a menor quantidade de água disponível (...)

092ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/10/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz o destaque da passagem do Dia Nacional da Agroecologia e do Dia da Abelha, celebrados nesta data. Afirma que a agroecologia e a abelha são estratégicos para a vida no Planeta e alerta para os riscos da extinção desse inseto, devido à utilização inadequada dos agrotóxicos. Ressalta que falar da agroecologia está muito além da produção ou do alimento saudável, pois a abelha ocupa um papel estratégico, inclusive na produção de alimentos. Salienta que o (...)

081ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/09/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Enaltece na tribuna a passagem do Dia Mundial da Amazônia, comemorado neste dia cinco de setembro, ressaltando a importância do bioma tropical para a funcionalidade do clima na Região Sul do Brasil. Relata que cientistas do mundo todo, entre eles os principais pesquisadores brasileiros, americanos e europeus, já chegaram a um ponto comum em que cada área derrubada na Amazônia dá um passo rumo a um tempo cada vez mais agressivo de eventos extremos. Alert (...)

070ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/08/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta sobre o debate que está acontecendo no STF a respeito das aposentadorias dos ex-governadores do país. Como autor da PEC que revoga as aposentadorias dos ex-governadores de Santa Catarina, o deputado explica, com base na lei e na Constituição, que a aposentadoria era ilegal e inconstitucional, por colidir fundamentalmente com o artigo n. 37 da Constituição Federal, que veda qualquer vinculação ou equiparação de qualquer espécie remuneratória para (...)

058ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Fala sobre os lançamentos e retomadas de programas do Governo Federal que têm reflexos na sociedade catarinense. Faz menção ao lançamento do Programa Safra 2023/2024, ligado à agricultura familiar, com um investimento aproximado no valor de R$77,7 bilhões, e que teve um incremento, com relação ao de 2022/2023, de 34%. Esclarece que a agricultura é responsável por 80% do alimento que chega à mesa do brasileiro. Diz que acompanha de perto a angústia dos a (...)

058ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz uso da palavra para dar continuidade ao tema abordado em Breves Comunicações. Cita outros programas com muitos recursos que perfazem um valor total muito grande, como o Pronaf, Proagro Mais, Garantia de Safra, Assistência Técnica e Extensão Rural, o Programa Nacional de Alimentação e outros. Ressalta que tanto o agronegócio, bem como a agricultura familiar camponesa, representa para o Brasil uma das grandes e maiores produtoras de divisas, res (...)

050ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Refere-se à audiência pública, em que irá participar, em Imbituba, tratando sobre a Cannabis para fins medicinais de algumas patologias. A audiência terá a participação de pessoas que vêm, há muito tempo, aprofundando o estudo para poderem avançar nesse processo, e até tentar romper esse preconceito do uso com fins medicinais e não de recreação. Com essa finalidade, informa que apresentou um projeto que inclui a Cannabis para fins de tratamento de (...)

Dispõe sobre o Programa Estadual de Redução de Agrotóxico (PROERA), e adota outras providências.
20/08/2019
Pe. Pedro Baldissera
Institui e integra a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica à estabelecida pela União.
12/12/2013
Pe. Pedro Baldissera
Autoriza o estabelecimento da compensação financeira aos agricultores que explorem áreas rurais em regime de economia familiar e adota outras providências. Dentro deste projeto foi apensado o PL./0298.0/2008
20/02/2008
Pedro Baldissera
18/04/2024

A sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (18) teve como destaque reivindicações por melhorias nas rodovias que cortam o estado. O deputado Mário Motta (PSD) observou que o desmoronamento de uma rocha no Morro dos Cavalos, no último sábado (13), repete o ocorrido em dezembro de 2022, quando um deslizamento de terra, na mesma localidade, interrompeu o trânsito na BR-101 por diversos dias. Para o par (...)

12/04/2024

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) comemorou o anúncio do presidente Lula do programa Minha Casa Minha Vida Rural, que vai oferecer novas moradias às famílias residentes em áreas rurais que sofreram com as enxurradas no ano passado. Para Santa Catarina, serão 1,6 mil novas unidades habitacionais para as seguintes cidades do Vale e Alto Vale atingidas pelas chuvas: Trombudo Central (50); Taió (50), Braço do Trombudo (48), Lo (...)

02/04/2024

Após ser aprovado pelas comissões de mérito, o Projeto de Lei (PL) 55/2021, que trata sobre a instalação de recifes artificiais na costa litorânea catarinense, retornou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (2), para análise e votação de emenda. A mudança foi apresentada pelo (...)