Pronunciamento

Neodi Saretta - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/11/2017
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Registra que, na presente data, inicia-se o mês denominado Novembro Azul, dedicado às questões da saúde do homem. Também destaca que durante no mês anterior encerrou-se o Outubro Rosa, com a realização de uma grande audiência pública, na Casa, para tratar dos serviços de enfermagem, e uma série de ações para marcar este importante mês dedicado à prevenção do câncer de mama.
Ressalta que durante o presente mês, Novembro Azul, serão debatidos temas relacionados ao câncer de próstata, pois, segundo estatísticas, a cada 36 minutos um homem é vítima da doença, e segundo dados do Ministério da Saúde, informação de 2015, 14.484 homens morreram em decorrência da doença, no Brasil. Menciona que divulgar a importância do diagnóstico precoce é um dos objetivos da Campanha Novembro Azul, pois a doença tem cura se o paciente receber tratamento devido, no prazo adequado. Afirma que o mês é também uma oportunidade para os órgãos do governo fazerem ações de conscientização sobre a importância dos exames, e revisarem suas ações junto à área da Saúde, uma vez que a situação ainda é difícil, com muitas filas para cirurgias e exames.
Relata ainda que a Secretaria da Saúde divulgou na imprensa que vai disponibilizar, até o final de outubro, um link para consulta das famosas listas de espera do SUS, lembrando que já foi aprovada, no estado, a Lei n. 17.066, no ano de 2016, dando um prazo para que a secretaria disponibilizasse as listas. Espera que este anúncio se concretize para que a lei seja cumprida, e também trazendo mais transparência aos pacientes que esperam por atendimento. [Taquígrafa: Sara]