Deputados

Deputados

Natalino Lázare Libras

 PODE

Dados Pessoais

Nascimento:
25 Dezembro 1947
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Arroio Trinta /
Gabinete:
102
Contatos:
  • (48) 3221-2638
Fax:
(48) 3221-2639

PRONUNCIAMENTOS

07/11/2017 - 104 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Reclama que a eletrificação rural catarinense não atende satisfatoriamente o agronegócio catarinense, o qual é respeitado no mundo inteiro, pois envolve uma grande cadeia produtiva e gera desenvolvimento socioeconômico nas regiões produtoras do estado. Destaca o empenho do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, no sentido de colocar no orçamento da União recursos específicos para solucionar a questão da eletrificação rural em Santa Catarina e, ao m

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Educação, Cultura e Desporto
Comissão de Prevenção e Combate às Drogas

104ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/11/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Reclama que a eletrificação rural catarinense não atende satisfatoriamente o agronegócio catarinense, o qual é respeitado no mundo inteiro, pois envolve uma grande cadeia produtiva e gera desenvolvimento socioeconômico nas regiões produtoras do estado. Destaca o empenho do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, no sentido de colocar no orçamento da União recursos específicos para solucionar a questão da eletrificação rural em Santa Catarina e, ao m (...)

094ª SESSÃO ORDINÁRIA

10/10/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Traz à tribuna tema que esta a preocupar o mundo, e que esta sendo enfatizado pela imprensa brasileira e mundial, com relação ao aumento da fome no planeta, e que pela primeira vez, após 15 anos, há índices que apontam para esta vergonhosa questão. Comenta que 11% da população mundial não ingere quantidade mínima necessária de calorias por dia, para ter uma vida considerada normal e na América latina a subnutrição aumentou de 5% para 5,6% em 2016. Informa q (...)

086ª SESSÃO ORDINÁRIA

20/09/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Demonstra também preocupação com as estiagens no estado, enfatizando a necessidade de ampliação de políticas públicas no sentido de minimizar o prejuízo à agricultura catarinense em tais situações. Relembra a importância da substituição das redes monofásicas para trifásicas nas áreas rurais para ajudar os agricultores até na implantação de poços artesianos para a retirada de água. Manifesta apoio aos funcionários da Assembleia Legislativa que estão send (...)

080ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/09/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Manifesta-se sobre a segurança pública no estado, fazendo menção ao assalto a um carro forte que ocorreu na divisa de Videira e Fraiburgo. Reforça a importância de fortalecermos a Polícia de Santa Catarina no sentido de melhorar a segurança dos catarinenses. Também ressalta a necessidade de uma reforma na Lei Penal, que está ultrapassada, obsoleta e não protege o cidadão, e espera que a questão seja debatida no Congresso Nacional para a criação de uma lei fort (...)

074ª SESSÃO ORDINÁRIA

22/08/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Reporta-se à agressão que a professora da rede pública do estado catarinense sofreu exibindo foto veiculada nas redes sociais, demonstrando postura de indignação ao ato cometido pelo aluno, pois também é professor e sempre se fez respeitar como profissional da educação. Menciona requerimento de sua autoria, baseado no art. 38 do Regimento Interno, do Poder Legislativo catarinense, para criação de comissão Mista com a finalidade de apurar os atos de violê (...)

065ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/08/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Fala da satisfação em voltar a Casa no segundo semestre, para cumprir a sua atividade parlamentar, e de continuar a defender os interesses do povo catarinense. Traz à tribuna situação de alta relevância que está acontecendo com a população da cidade de Videira, com relação ao fornecimento de água pela Casan, comentando que esta empresa assumiu uma série de compromissos, e que quase todos não foram honrados, afirmando que não pretende denegrir a imagem da (...)

063ª SESSÃO ORDINÁRIA

12/07/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Faz menção ao projeto de sua autoria, que sugere ao governo do estado criar um programa ligado a agroenergia, que vise transformar os dejetos de animais em gás e energia elétrica em biometano, comentando que inclusive visitou a Itaipú Bionacional, em Foz do Iguaçú, que tem o Projeto Ajuricaba, pioneiro na produção de biogás, e que deu certo. Destaca que foi representante da Alesc para construir as metas do projeto, citando que a semana anterior, foi mar (...)

056ª SESSÃO ORDINÁRIA

27/06/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Cumprimenta os agentes socioeducativos e prisionais que estão na Casa para acompanhar a votação da medida provisória que diz respeito à categoria. Também parabeniza a deputada Luciane Carminatti pelo sucesso da reunião conjunta das comissões de Educação e Agricultura, que contou com a presença do secretário Eduardo Deschamps. Como representante da comissão de Agricultura, sente-se honrado em noticiar que o governador Raimundo Colombo está aprovando a red (...)

053ª SESSÃO ORDINÁRIA

20/06/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Registra sua visita no município de São Joaquim, promovida pela Faesc, onde participou de uma reunião sobre a doença vegetal chamada cancro europeu que atinge o caule das frutas, comprometendo a economia catarinense. Na oportunidade, tomou conhecimento da evolução da maçã Fuji, tornando-a mais saborosa, suculenta e com qualidade, e faz um convite à Associação dos Produtores de Maçã da região serrana para participar da reunião da Agricultura e Política Rural do (...)

045ª SESSÃO ORDINÁRIA

25/05/2017

DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Cumprimenta o deputado Padre Pedro pelo trabalho realizado referente à Vitivinicultura no estado de Santa Catarina, enaltecendo a importância do incentivo à produção e a necessidade de recursos para alavancar este mercado. Na mesma esteira, fazendo um adendo ao assunto, registra que apresentou projeto ao governador do estado - trabalho construído conjuntamente pela Epagri, produtores, fruticultores, técnicos ligados ao ramo e empresários que processam a m (...)

Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de diversos municípios pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
12/12/2017
Natalino Lázare
Cumprimentando o Desembargador Rodrigo Collaço pela eleição à Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
12/12/2017
Natalino Lázare
Cumprimentando a Professora Dra. Cassia Ferri, da UNIVALI, pela dedicação e competência, destacando-se pela participação efetiva na formação de mestres e doutores e de centenas de alunos. Seu desempenho é reconhecido por inúmeras contribuições e trabalhos técnicos, somando 24 livros, uma centena de artigos, palestras, entre outras atividades, determinante e fundamental para o desenvolvimento da educação no Estado.
07/12/2017
Natalino Lázare
Dirigida ao Governador do Estado solicitando que notifiquem os proprietários de veículos com registro de furto, quando estes foram localizados e removidos aos pátios dos órgãos estaduais.
06/12/2017
Natalino Lázare
Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de diversos Municípios pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
05/12/2017
Natalino Lázare
Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de diversos municípios, pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
28/11/2017
Natalino Lázare
Cumprimentando o Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores de Lages pela passagem do aniversário de emancipação político-administrativa.
21/11/2017
Natalino Lázare
Solicitando a Bancada Catarinense no Congresso Nacional, apoio para a inclusão de emenda orçamentária para o ano 2018, com foco na eletrificação rural, visando ampliar as redes elétricas para o Sistema Trifásico.
07/11/2017
Natalino Lázare
Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de diversos Municípios, pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
07/11/2017
Natalino Lázare
Dispõe sobre a implantação de hortas e sistemas de compostagem comunitários nos espaços urbanos, no âmbito do Programa Horta Familiar, no Estado de Santa Catarina.
31/10/2017
Natalino Lázare
11/12/2017

O deputado Natalino Lázare (PODE) participou de uma visita técnica às ruas do bairro Cidade Alta, que estão recebendo melhorias, em Videira. A vistoria ocorreu neste sábado ao lado do prefeito Dorival Carlos Borga. O investimento total na obra é de R$ 665.019,39. Os recursos são provenientes do governo do Estado e da prefeitura. Por intermédio do deputado Natalino, o Estado destinou R$ 500 mil do Fundo Social. O restante &eacu (...)

07/12/2017

O deputado Natalino Lázare, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, votou favoravelmente ao projeto de lei que beneficia a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), durante a sessão da última quarta-feira (6). Em seu discurso, o parlamentar ressaltou a importância para região de ter conquistado a implantação de polo da instituição em Videira. “O reitor Marcus Tomasi foi um gr (...)

05/12/2017

O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, deputado Natalino Lázare (PODE), lamenta a morte de Victor Fontana, um dos precursores do agronegócio de Santa Catarina. Aos 101 anos, o empresário e também político morreu na madrugada desta terça-feira, (5), em São Paulo. O deputado Natalino ressalta que Fontana foi um dos pais do agronegócio catarinense, que hoje é model (...)