Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/06/2017
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Registra sua visita no município de São Joaquim, promovida pela Faesc, onde participou de uma reunião sobre a doença vegetal chamada cancro europeu que atinge o caule das frutas, comprometendo a economia catarinense. Na oportunidade, tomou conhecimento da evolução da maçã Fuji, tornando-a mais saborosa, suculenta e com qualidade, e faz um convite à Associação dos Produtores de Maçã da região serrana para participar da reunião da Agricultura e Política Rural do Parlamento Catarinense para o lançamento da nova qualidade da fruta.
Destaca que há preocupação por parte de todos os produtores de maçã e da fruticultura de Santa Catarina sobre a doença, entretanto tranquiliza-os, afirmando que com estratégias estabelecidas será banida dos pomares.
Informa que o governo estadual encaminhará à Assembleia Legislativa um projeto de lei que trata da inspeção vegetal, ressaltando sua defesa quanto à aprovação do mesmo, e solicita aos parlamentares aprovar uma lei mais rígida no controle dessas doenças que afetam os pomares do sul do Brasil.
Por fim, referencia o excelente trabalho da Faesc e do Senar na defesa dos produtores rurais catarinenses.

Deputado Gabriel Ribeiro (Aparteante) - Elogia o pronunciamento do deputado, manifestando preocupação com as causas da agricultura de Santa Catarina na qualidade de sua produção e oportunidade ao pequeno agricultor. [Taquígrafa: Elzamar]