Pronunciamento

NATALINO LAZARE - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/07/2017
DEPUTADO NATALINO LÁZARE (Orador) - Faz menção ao projeto de sua autoria, que sugere ao governo do estado criar um programa ligado a agroenergia, que vise transformar os dejetos de animais em gás e energia elétrica em biometano, comentando que inclusive visitou a Itaipú Bionacional, em Foz do Iguaçú, que tem o Projeto Ajuricaba, pioneiro na produção de biogás, e que deu certo.
Destaca que foi representante da Alesc para construir as metas do projeto, citando que a semana anterior, foi marcante para o Parlamento, pois foi entregue ao governador de Santa Catarina o Projeto do Biogás, que teve a participação da Secretaria da Agricultura, da Fapesc, da Aresc, da Fatma, da Unoesc, da Embrapa e muitos outros órgãos, ressaltando que foi produzido um projeto que vai ser modelo em energia biogás para o estado catarinense.
Conclui falando que o projeto prevê três questões fundamentais: Plano econômico, pacote tecnológico e o marco regulatório, isto é, a legislação para a implantação do programa, salientando que vai ajudar os anseios da classe produtora, agradecendo a todos os órgãos que participaram, afirmando que foi uma grande conquista. [Taquígrafa: Ana Maria]