Pronunciamento

Narcizo Parisotto - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/04/2013
O SR. DEPUTADO NARCIZO PARISOTO - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, funcionários da Casa, telespectadores da TVAL, público presente.
(Passa a ler.)
"Venho à tribuna, nesta tarde, comunicar que passo a representar o Democratas nesta Casa.
Tenho a consciência tranquila de haver realizado, dentro das minhas forças, um bom trabalho parlamentar e partidário, sempre atento às causas sociais dos trabalhadores e das famílias catarinenses. Foram 11 anos da minha vida dedicados à estruturação partidária e à participação política com coerência e seriedade, zelando pelo bom nome e pela tradição trabalhista. Tenho certeza de que obtive sucesso e tiro essa conclusão através do reconhecimento dos quase 50 mil eleitores que me confiaram o voto, a quem procuro representar dignamente nesta Casa.
Algumas pessoas podem acreditar que é possível fazer política diminuindo a importância ou até mesmo excluindo a vontade popular, que a política pode ser conduzida exclusivamente nos gabinetes, em reuniões restritas. Esquecem que a democracia é feita com a representatividade que trouxemos das urnas, com os ideais próprios, alguns conflitantes, com certeza, mas legítimos e imprescindíveis.
Quero virar uma página desagradável da minha vida. Colocar ponto final. Mas antes, sr. presidente, srs. deputados e sra. deputada, quero dizer que todas as minhas questões e discordâncias levei para a apreciação da Justiça Eleitoral que as reconheceu e por unanimidade decidiu ser justa a minha causa para a minha desfiliação partidária.
Aos amigos e companheiros que angariei nesses 11 anos no antigo partido, quero dizer que os nossos vínculos de amizade, respeito e consideração permanecerão com toda certeza. As marcas das vitórias e as conquistas não poderão ser esquecidas e apagadas jamais. Aos diversos partidos que me convidaram, agradeço honrado pela consideração, respeito e amizade. Confesso que algumas manifestações às vezes me tocaram profundamente pelo reconhecimento e respeito ao parlamentar Narcizo Parisotto.
Procurei ouvir muito minhas bases, lideranças e amigos nesse período de dois a três meses e decidi optar por um projeto mais adequado e possível, considerando a nossa realidade. Estou retornando para o partido no qual nasci na política. Em 1986 fui candidato a deputado federal, ficando como suplente na época, pelo então PFL. Assim, estou voltando às minhas raízes políticas. Em 1988 fui o vereador mais votado do município de Chapecó e em 1992 fiz uma votação expressiva, bem maior, na mesma cidade, quando fui o mais votado. Em 1994 candidatei-me a deputado estadual e assumi, já de cara, como primeiro suplente. De lá para cá militei permanentemente, tanto é que já estou no sétimo mandato, cinco nesta Casa e dois na minha cidade.
Quero aqui deixar registrada a maneira carinhosa com que alguns partidos me convidaram para ingressar nas suas fileiras. Mas, como expliquei, a realidade do momento me levou a tomar essa decisão, que me pareceu acertada ao ver a multidão que me esperava, todos me dando as boas-vindas ao Democratas, quando cheguei a Chapecó na semana passada. Foi um movimento muito além do que eu esperava e que há muito anos não via na minha terra natal.
Em 14 de maio de 1986 filiei-me pela primeira vez a um partido político. Agora, na presença de membros da executiva nacional, estadual, de prefeitos e vice-prefeitos, filiei-me novamente e senti-me honrado.
Quero dizer aos democratas e aos amigos que deixei no partido do qual saí, que amizades profundas que conquistei na cidade de Chapecó. Todos podem ter certeza de que haverei de continuar representando com respeito, carinho e responsabilidade a família catarinense.
Aos nobres colegas desta Casa quero dizer que continuarei sendo o mesmo parlamentar que há cinco mandatos está nesta Assembleia, período no qual não fiz nenhum inimigo, não levantei a voz com ninguém e ninguém levantou a voz comigo.
Sou um homem de paz, um homem de harmonia, um homem que conta muitas vezes até dez para falar. Não sou muito afeito a subir a esta tribuna, mas admiro quem a ocupa, quem se manifesta, quem discursa, quem defende suas ideias publicamente. Eu sou acomodado, fico quieto, mas atento a tudo que acontece nesta Casa.
Com certeza hei de melhorar a cada dia, ampliando a amizade com todos os deputados, a quem deixo o meu respeito, o meu abraço. Cumprimento ainda todos os que nos assistem e nos ouvem.
Por fim, agradeço ao sr. presidente a oportunidade a mim concedida.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)