Pronunciamento

Milton Hobus - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/06/2017
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Reporta-se ao trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil do estado na prevenção das cheias, destacando a mobilização do povo do Alto Vale do Itajaí nos momentos adversos de catástrofe. Aborda a operação das barragens da referida região quanto aos dados pluviométricos da chuva, resultando em dois metros a menos de água em cidades como Ituporanga e Taió.
Faz um paralelo a 2008 sobre a bacia hidrográfica de Blumenau, quando choveu mais de mil milímetros e, agora, nas duas semanas de período intenso de chuvas, foram 375 milímetros de água. Por outro lado, na bacia de Rio do Sul, em 2011, quando a cidade ficou submersa, a inundação foi de 12,98m e no presente ano foram 10,57m, argumentando que 2008 incidiram 590 milímetros de chuva, resultando em 12,98m de água. No período atual foram 552 milímetros, resultando em 10, 57m o nível da inundação. Assim, os referidos dados mostram a verdade e o investimento feito pelo governo do estado na Defesa Civil catarinense, demonstrando a eficácia das obras de barragens, bem como defende a conclusão de outras que abrangem a bacia do rio Itajaí, beneficiando a região.

Deputado Darci de Matos (Aparteante) - Parabeniza pelo tema abordado e o trabalho do deputado quando secretário da Defesa Civil.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Enaltece o deputado por defender e trabalhar por sua região. [Taquígrafa: Sílvia]