Pronunciamento

MARIO MARCONDES NASCIMENTO - 012ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 01/11/2017
DEPUTADO MÁRIO MARCONDES (Orador) - Faz referência à programação especial dos meses Outubro Rosa e Novembro Azul, quando acontecem eventos para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata.
Alerta a sociedade, fazendo um chamamento especial aos homens, para que façam acompanhamento médico e exames de prevenção no sentido de evitar o câncer de próstata, que tem causado muitas mortes prematuras atualmente. Destaca que várias entidades estão unidas em prol do incentivo à prevenção e diagnóstico precoce, dando origem à Campanha Internacional Novembro Azul.
Registra que o câncer de próstata é a doença mais comum entre os homens, e, quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de tratamento e cura. Comenta que a doença é a 4ª causa de morte no Brasil e, conforme dados da Sociedade Brasil de Urologia, um em cada seis homens corre o risco de ser vítima da doença. Acrescenta que, segundo o INCA, é esperado o aumento de 68 mil novos casos da doença nos próximos anos.
Ressalta a importância do diagnóstico precoce para a redução dos riscos de mortalidade, pois, apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos têm tratamento. Também afirma que o preconceito e vergonha, motivados pelo machismo, são obstáculos ao diagnóstico precoce e consequente sucesso do tratamento. Lembra, ainda, que o tratamento pode ser feito sem custo no Sistema Único de Saúde, e que por lei o atendimento deve começar até 60 dias a partir do diagnóstico da doença, além do fornecimento dos remédios prescritos pelo médico. Salienta que a doença tem cura, e enfatiza a importância dos exames de prevenção para o sucesso do tratamento dos catarinenses e brasileiros. [Taquígrafa: Sara]