Pronunciamento

MARIO MARCONDES NASCIMENTO - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/11/2017
DEPUTADO MÁRIO MARCONDES (Orador) - Reporta-se ao encontro estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Parlamento catarinense, na presente data, enaltecendo a grandeza desse movimento que prima pela vida das mulheres e suas famílias no cuidado com a saúde. Na oportunidade, faz um pequeno relato de sua história no Brasil, destacando que o movimento de mulheres voluntárias em prol do combate ao câncer surgiu há 71 anos, em 1946 com o objetivo de salvar vidas através da prevenção. Atualmente, a campanha é intensa no mês de outubro, intitulada Outubro Rosa. Destaca que a rede iniciou no estado catarinense em 1961 e está presente em 63 municípios como uma entidade sem fins lucrativos, prestando relevante trabalho aos hospitais, esclarecendo a importância da prevenção da referida doença no colo do útero e da mama.
Parabeniza todas as abnegadas catarinenses e brasileiras que fazem do voluntariado um grande trabalho, reforçando que vale a pena fazer o bem, ajudar o próximo, e acrescenta que no Dia Internacional da Mulher apresentou uma indicação, solicitando ao governador Raimundo Colombo e ao secretário da Saúde a criação do Programa Estadual de Exames de Mamografia.
Por fim, registra que a sua equipe de trabalho está analisando dados e números sobre a estrutura da Rede Feminina de Combate ao Câncer no estado para que no próximo ano passe a ter acesso ao Fundosocial para desenvolver suas atividades com garantias constitucionais, bem como através das emendas impositivas, PEC da Autonomia. Ao mesmo tempo, faz um apelo ao governo do estado que implante políticas públicas a esse tipo de trabalho voltado ao bem-estar das pessoas.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo importante tema abordado, e acrescenta que também acompanha e apoia o relevante trabalho voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer. [Taquígrafa: Elzamar]