Pronunciamento

José Milton Scheffer - 081ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/09/2017
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Comunica a comemoração de mais uma etapa vencida em relação à EEB Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio, que recebeu a ordem de serviço para obra de recuperação e ampliação, salientando que os vencedores são os alunos que frequentarão a mencionada escola no próximo ano.
Faz referência à questão da saúde pública no Brasil e no estado de Santa Catarina sobre a dívida do estado com os hospitais filantrópicos, destacando o caso de Criciúma, Hospital São José, que atende os mais carentes. Ao mesmo tempo, discorre sobre os escândalos como malas de dinheiro, corrupção no atual governo e ex-governos, enquanto os brasileiros sofrem por falta de atendimento do SUS, bem como o não reajuste da tabela do sistema causando prejuízos aos hospitais filantrópicos e públicos, os quais mesmo com todas as dificuldades mantêm suas portas abertas, ainda que de forma difícil.
Menciona o déficit orçamentário na saúde do estado ao lembrar o papel da Alesc quando destinou aproximadamente R$ 90 milhões, sendo que no presente ano destinou cerca de R$ 18 milhões e assumiu o compromisso de repassar mais dez milhões, bem como a aprovação de uma emenda constitucional elevando de 12% para 15% o valor dos recursos a serem concentrados no orçamento da secretaria de Saúde.
Aborda o Projeto de Lei n. 13/2017, que está parado na Casa, sendo que o referido projeto trata da regularização do porto de são Francisco do Sul, o que trará superávit para o orçamento do estado, o qual canalizará para a secretaria de saúde. Assim, devido ao acordo de líderes assumido, pede a tramitação do mesmo o quanto antes para que possamos fechar a equação orçamentária estadual e resolver as questões da saúde pública catarinense.
Por fim, enaltece a boa notícia da aprovação pelo Congresso Nacional do financiamento de juros subsidiados para os hospitais filantrópicos, assim espera que o Parlamento catarinense construa também boas notícias para a saúde de Santa Catarina.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Corrobora o tema abordado pelo deputado. [Taquígrafa: Sílvia]