Pronunciamento

José Milton Scheffer - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/10/2017
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Manifesta preocupação com o fechamento do frigorífico da JBS, no município de Morro Grande, impactando negativamente os produtores de aves, fornecedores, bem como os 700 trabalhadores que foram surpreendidos com a notícia do encerramento das atividades da empresa.
Registra a reunião que aconteceu na Secretaria da Agricultura, com diversas lideranças e diretores da empresa, para debater o assunto, disponibilizando o frigorífico para aquisição de terceiros que possam dar continuidade às atividades, minimizando assim os prejuízos àquelas comunidades do sul do estado, que fizeram grandes investimentos no setor.
Comenta sobre a grande mobilização de deputados estaduais, federais, prefeitos e lideranças sindicais da região, e poder público estadual, que colocou à disposição de possíveis compradores da unidade um conjunto de políticas públicas de incentivo fiscal para que essa atividade não seja interrompida, causando um grande problema social no município de Morro Grande e cidades vizinhas.
Ressalta que o frigorífico tem uma grande planta industrial, condições favoráveis de água, de logística, e uma indústria de ração que é a mais moderna do sul do estado, caracterizando-se como uma grande oportunidade de negócio para possíveis investidores, pelo que acredita na breve reabertura do empreendimento.
Traz, também, notícias positivas sobre os R$ 16 milhões investidos na rede de energia elétrica que liga os municípios de Sombrio e Praia Grande, totalizando R$ 21 milhões investidos para beneficiar também os municípios de São João do Sul e Passos de Torres, região com muitas empresas que precisam de maior aporte de energia, bem como infraestrutura para um polo turístico que vem crescendo muito, e suporte ao agronegócio. Reconhece o esforço da Celesc e do governador Raimundo Colombo, que se empenharam para solucionar esta carência da região. [Taquígrafa: Sara]