Pronunciamento

JOAO AMIN - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/08/2017
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Traz à pauta o tema da Segurança Pública, lamentando que o seu tempo seja exíguo para discutir assunto tão complexo. Fala sobre a audiência pública ocorrida da cidade de Itajaí, na semana anterior, com a participação da comissão de Segurança Pública, e de Transportes e Desenvolvimento Urbano, da Assembleia Legislativa, para tratar sobre roubo de cargas nas rodovias catarinenses. Relata que em 2017 já foram registrados 129 roubos.
Comenta o trabalho do delegado da Deic, Anselmo Cruz, que compareceu à audiência representando o governo do estado, e também o relato do presidente Ari Rabaioli, da Fetrancesc, mostrando que em 10 anos o roubo de cargas no estado aumentou 274%, e nos últimos 18 anos mais de R$ 13 bilhões foram roubados em produtos, sendo que os mais visados são os farmacêuticos. Também agradece a colaboração do deputado Fernando Coruja que levou para a audiência dados da CPI de Falsificação dos Medicamentos, com informações alarmantes sobre a falta de segurança nas rodovias, para os transportadores e usuários, principalmente na região do Vale do Itajaí. Visando solucionar tais problemas, o delegado Anselmo Cruz anunciou a criação de uma delegacia especializada em roubos de cargas e vinculada diretamente ao Deic.
Repercute, ainda, as reportagens da RBS, agora NSC, na presente data, sobre o Dia S, que trata sobre a segurança pública catarinense, com números preocupantes sobre o aumento da criminalidade, colocando Florianópolis e Joinville como as cidades mais violentas. Finalizando, ressalta que as brigas de facção não podem ser oportunamente responsabilizadas por todos os crimes que têm sido registrados. [Taquígrafa: Sara]