Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2015
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, todos que estão aqui nesta Casa e que nos acompanham pela TVAL e Rádio Alesc Digital, cumprimentar todos.
Primeiramente, obviamente, não poderia deixar de parabenizar toda a população brasileira que foi às ruas e que mostrou o seu desejo, que mostrou a sua cara, que teve a coragem, justamente, de questionar, de criticar, de reclamar, de levar as faixas, porque isso demonstra, acima de tudo, um ato de democracia, um ato de desejo de mudança, um ato de desejo de melhorar o nosso país, e isso se faz, com certeza, com grandes manifestações.
Por isso, parabenizo todos, porque espero, realmente, que essas manifestações possam surtir algum efeito e minimizem a corrupção e que todos os corruptos sejam presos e as investigações sejam feitas. Gostaria que as pessoas que estão fazendo o processo de investigação tenham mais coragem ainda para continuar investigando, para que a gente possa passar este país a limpo, pois há vários partidos políticos que possuem problemas dentro de instituições. Temos que, efetivamente, ter um Brasil novo. Precisamos ter um Brasil com menos corrupção, temos que repensar, deputado Padre Pedro Baldissera, uma forma de gerir esse país, de cuidar daquilo que pertence às pessoas, que são os recursos públicos. De que forma fazer com que o recurso público possa ser utilizado mais na Saúde, na Educação, na Segurança Pública? De que forma podemos fazer para acabar com essa corrupção e condenar os corruptos? Como acabar com o desperdício de recursos públicos que existe devido a sua má aplicação, deputado Ismael dos Santos. O importante, no meu ponto de vista, é garantir que não haja mais corrupção, mas também garantir que haja uma gestão eficiente, que os recursos sejam bem aplicados e direcionados mais à Saúde e à Educação. O governador Raimundo Colombo fala que o estado de Santa Catarina gasta mais na previdência dos servidores inativos do que na Saúde de seis milhões de habitantes de Santa Catarina.
Isso é um fato que tem que ser mudado. Nós temos que gastar mais em Saúde, mais em Educação, menos na questão dos Poderes, como já propôs aqui o nosso presidente Gelson Merisio, menos custo da Assembleia, menos custo do Tribunal de Contas, menos custo do Judiciário, para que esse dinheiro seja gasto mais em Saúde e em Educação. Temos que criar um ciclo positivo e, através dele arrecadar mais e poder daí, sim, dar mais atenção à sociedade. O que nós temos que fazer é trabalhar para que o estado seja mais eficiente, com menos corrupção e também com mais eficiência na gestão.
Por isso, parabenizo todos que foram às ruas mostrar o seu posicionamento, porque isso é, acima de tudo, mostrar que nós queremos um Brasil melhor para as pessoas que mais precisam do poder público, que são as pessoas mais humildes e mais simples.
Quero também, sr. presidente, nesta tarde, dizer que recentemente saiu no jornal de Santa Catarina, deputado Ismael dos Santos, lá de Blumenau, uma reportagem falando da questão do problema que existe na situação dos planos municipais de resíduos sólidos, na questão do lixo na região do vale do Itajaí, o que não é diferente em toda a Santa Catarina e no Brasil.
Para ter uma ideia, os municípios de Brusque e Blumenau ainda não fizeram o seu plano de resíduos sólidos. E é justamente com esse objetivo que eu pedi a autorização desta Casa, e os srs. deputados me concederam esta autorização, para poder, a partir de amanhã, participar de uma missão que vai à Holanda e à Alemanha para conhecer várias formas de recuperação, de reciclagem, mas também transformação de resíduos sólidos, do lixo das casas, por exemplo, em energia.
E nós estaremos indo amanhã para a Holanda e Alemanha, junto com alguns prefeitos do médio vale, justamente para conhecer esta forma, como o lixo, como o resíduo sólido é tratado naqueles países, o que é muito importante para todos nós.
Existem, em Santa Catarina, vários aterros sanitários regularizados, que atendem a legislação nacional, mas nós precisamos avançar neste tipo de situação. E esta missão é muito importante, por isso me sinto muito honrado em poder representar esta Casa e acompanhar, junto com o presidente da Amavi, o prefeito de Presidente Getúlio, o presidente da Ammvi, o prefeito de Rodeio, além disso, também, o prefeito de Rio dos Cedros, o prefeito de Doutor Pedrinho e outras pessoas que estarão acompanhando esta missão. Serão, ao todo, aproximadamente 12 pessoas que estarão indo lá, justamente para entender o sistema de tratamento de resíduos sólidos na Holanda e Alemanha, para que nós possamos compreender melhor e tentar, de alguma forma, trazer esta tecnologia para Santa Catarina.
Já existe na região do médio vale do Itajaí, existe na região do alto vale, a iniciativa de se constituir um consórcio para que possamos unir o resíduo sólido produzido por todas essas cidades numa usina dessas, de tratamento, de queima, de gaseificação, ou através de biodigestores, para a geração de energia de forma alternativa.
Então, nós temos que trabalhar isso, e é dentro disso que nós estaremos, a partir de amanhã, visitando estes locais. E quero aqui agradecer a Assembleia pela oportunidade, mas também dizer a cada cidadão que iremos, através das redes sociais, manter informada esta Casa e a toda população, de cada local que foi visitado, de cada compromisso que nós tivermos, para que possamos, através das redes sociais, estar lá, mas estar, de alguma forma, deputado Ismael dos Santos, prestando contas da participação nos eventos, para que de forma transparente as pessoas possam entender a importância dessa missão junto com os prefeitos.
E aí, quem sabe, nós possamos fazer com que a mesorregião do vale do Itajaí, que é uma mesorregião com mais de um milhão e meio de habitantes e cerca de 54 municípios, possa, quem sabe um dia, sonhar em ter uma grande usina desta, de tratamento, de aproveitamento, de transformação dos resíduos sólidos em energia. E, com isso, poder ter um futuro de mais qualidade, o ambiente mais preservado, naquela nossa região, que tem o potencial de ter, sim, uma usina dessas. Basta buscar a tecnologia que é mais viável, a tecnologia que economicamente permite que isso possa ser aplicado.
E é dentro disso que nós iremos participar desta missão. Espero poder retornar após o dia 30 e estar aqui nesta Casa, prestando contas ao Parlamento, mas, acima de tudo, prestando contas ao povo catarinense desta missão que considero ser extremamente importante.
Muito obrigado e um bom dia a todos!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)