Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/06/2015
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, ouvintes da Rádio Alesc Digital, telespectadores da TVAL, hoje na condição de líder da bancada do PSD quero falar sobre o evento maravilhoso que realizamos ontem, que foi a nossa convenção estadual do PSD.
Ontem no centro sul, tivemos oportunidade de reunir várias lideranças estaduais como vereadores, prefeitos, deputados estaduais que aqui estão deputados federais, governador Raimundo Colombo e fazer não apenas uma convenção, mas um ato de afirmação do PSD, no qual tivemos oportunidade de mostrar nossa força e o trabalho do PSD em Santa Catarina, e também a nossa unidade.
É um partido que vem crescendo com a liderança do governador Raimundo Colombo, que vem construindo um estado cada vez mais forte dando aos catarinenses realmente a oportunidade de crescer e de fazer com que nosso estado e os catarinenses tenham orgulho de ser deste estado e do seu governo.
Ontem, na convenção estadual do PSD tivemos um momento muito importante. Foi um evento firme, forte com as palavras do nosso presidente eleito e presidente desta Casa, deputado Gelson Merisio, com a palavra de alguns secretários estaduais, dos nossos deputados federais e também com a fala do nosso governador Raimundo Colombo que ontem de forma brilhante colocou a importância que a política tem para a vida dos catarinenses e quanto um partido político pode ajudar também a melhorar a vida das pessoas e o papel que um partido político tem na sociedade.
Por isso quero parabenizar toda família do PSD pelo evento de ontem, pelo trabalho realizado em conjunto e pela unidade, porque é somente desta forma que poderemos construir uma política saudável para os catarinenses.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - Nobre deputado, ficamos muito felizes ontem com todas as manifestações. Nosso partido possui grandes lideranças, nomes que despontam para administrar nosso estado e nosso país. No entanto, é um partido que não tem divisões. E o normal seria, quando várias lideranças têm esse expoente que o PSD tem, que houvesse disputas, vaidades e brigas internas.
E nós encontramos na condução do partido, antes pelo Nelson Serpa, agora pelo deputado Gelson Merisio, também pelo governador Raimundo Colombo, essa tranquilidade no administrar, no discurso e na prática, de forma transparente e com respeito ao dinheiro público.
Então, nesta fase em que a classe política enfrenta esse descrédito tão grande, temos que valorizar as lideranças, a transparência, o zelo pelo o que é de todos. E isso temos visto tanto nas palavras do governador, quanto nas ações, seja na Assembleia Legislativa, nas secretarias, no governo do estado, a exigência, a imposição de que seja transparente, de que seja uma administração voltada ao bem público.
Vimos que as pessoas jovens que entram na política estão motivadas porque há esperança. A esperança é manter a democracia com novas lideranças, pois se sairmos da democracia qualquer outro regime ditatorial, oligárquico, não há como governar com transparência como é a democracia. É assim que tem demonstrado o PSD, inclusive, como o nosso prefeito de Apiúna, que recebeu o reconhecimento do município com a maior transparência na administração pública.
Parabéns pelo assunto levantado por v.exa.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Deputado Maurício Eskudlark, acho importante esta questão de um partido sem divisões, um partido trabalhando de forma unida. Tivemos lá a presença dos nossos mais de 50 prefeitos e mais de 50 vice-prefeitos. Nós somos quase 500 vereadores no estado.
O prefeito Nicanor Morro, de Apiúna, um município pequeno, mas que foi considerada a cidade com a gestão mais transparente do Brasil, é um exemplo de fórmula de se administrar.
Então, é muita alegria. Além disso, temos os movimentos da juventude, através do Arão e da Rose que coordenam os movimentos jovens. O partido mostrou ontem uma grande festa, um grande evento e muita unidade.
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - Deputado Jean Kuhlmann, o dia de ontem, foi um dia muito importante para Santa Catarina. A posse da nova executiva estadual do PDS, sob a liderança do nosso deputado Gelson Merisio e a vice-presidência do ex-deputado Antonio Ceron e a unidade do partido demonstrada com a presença maciça dos prefeitos e dos vereadores, da bancada dos nove deputados estaduais e dos três deputados federais por Santa Catarina do PSD, foi uma demonstração clara e inequívoca da força que representa esse partido em Santa Catarina, do quanto ele tem a contribuir para o estado, não apenas na quantidade, mas pelo o que foi dito e frisado pelas nossas lideranças, pela primazia, pela gestão e austeridade com os recursos públicos.
Esse é o grande marco do PSD nas suas gestões. Que fique bem exemplificado pelo trabalho do nosso governador Raimundo Colombo a frente do nosso estado de Santa Catarina nos últimos anos. Nosso estado hoje é exemplo para o Brasil. É exemplo de um estado que realmente, num momento em que passamos por uma crise econômica, vai passando por ela, claro que não de uma maneira bem tranquila, mas passa de uma maneira dentro de uma realidade que possa honrar os seus compromissos, honrar com seus fornecedores, com seus funcionários, podendo fazer investimentos importantes para a população catarinense.
Esta é a marca do PSD, a marca da gestão pública, a marca do respeito com o cidadão, com o contribuinte e é dessa maneira que o PSD vai pautar todas as suas ações, sob a liderança do deputado Gelson Merisio, que assumiu a Presidência ontem. Não temos dúvida nenhuma, deputado Jean Kuhlmann, que o partido vai crescer muito e vai crescer com muita qualidade e benefício para Santa Catarina.
Então, parabenizo v.exa., que é o líder da bancada do nosso partido e tenho certeza de que poderemos juntos fazer com que Santa Catarina cresça ainda mais.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - E realmente nós tivemos ontem além das falas da questão política, também até a própria fala da questão administrativa, onde o secretário Antonio Gavazzoni teve a oportunidade de falar sobre esse diferencial que é a gestão de Santa Catarina, mostrando, sim, a preocupação que existe para que o estado possa continuar crescendo, mas mostrando também as ações concretas que através da secretaria da Fazenda, através dos demais secretários o governo vem tomando no sentido de se prevenir, para que ele seja justamente o último estado a entrar na crise e o primeiro a sair dela. Esta foi a mensagem do secretário da Fazenda.
Por isso, fiquei muito feliz em ver várias pessoas participando e mostrando que nós não podemos apenas discutir política no momento desses, também temos que nos preocupar e discutir as questões administrativas para o bem de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Ouço também o deputado Ismael dos Santos, com muita alegria, companheiro de Blumenau.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Líder deputado Jean Kuhlmann, quere dizer da nossa satisfação em poder ter essa celebração ontem do PSD 55, pela força dos seus filiados.
Eu sempre digo que um partido se faz com ideias, com projetos, mas não há dúvida de que um partido só se sustenta com eleitos e eleitores, e Santa Catarina deu aos 55 essa condição, não só pelos vereadores, pelos prefeitos, mas nessa última eleição com a bancada de nove deputados e a eleição do nosso governador Raimundo Colombo.
Por tudo isso, entendemos que o PSD 55 é um partido do presente, mas também um partido do amanhã.
Obrigado!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Obrigado, deputado Ismael dos Santos.
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Gabriel Ribeiro - Deputado Jean Kuhlmann, queria fazer também uma saudação aos presidentes dos partidos que se fizeram presentes ontem na convenção do PSD: deputado Joares Ponticelli, presidente do PP; Valdir Cobalchini, presidente do PMDB; deputada Angela Albino, presidente do PCdoB; deputado Paulo Bornhausen, presidente do PSB, demonstrando realmente a integração dos partidos que fortalecem a democracia em nosso país e principalmente no nosso estado. Uma saudação e um agradecimento especial a presença dos líderes partidários.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Com certeza, além dos líderes, tivemos também a presença da imprensa catarinense, de várias lideranças o que demonstra realmente que política se faz de forma construtiva, como o próprio governador Raimundo Colombo sempre diz, e que ensinou a todos na sua fala no dia a dia: na política a briga não constrói posto de saúde, não constrói uma escola, não constrói o melhor para os catarinense, o que resolve isso é a unidade, é o trabalho, é a força, é a demonstração de espírito público, que vai, sim, construir um posto de saúde, uma escola, pavimentar uma estrada para atender justamente as pessoas que mais precisam, os mais humildes.
Fico muito feliz de poder estar aqui hoje parabenizando o nosso presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, que assume novamente a Presidência do PSD em Santa Catarina, que tem uma missão como ele mesmo disse ontem: com muito respeito, com muita austeridade, entendendo que cada partido tem que buscar o seu espaço na política, cada partido tem que lançar os seus candidatos. Mas nós também temos que buscar os nossos espaços com relação às eleições municipais do ano que vem, tentando ter o maior número possível de candidatos a prefeitos e elegê-los para que possamos ajudar Santa Catarina a crescer.
No nosso estado hoje temos, dos quatro maiores municípios catarinenses, quatro administrados por prefeitos do PSD. Ao todo no estado, senhores e senhoras, são um milhão e setecentos mil catarinenses administrados por prefeitos do PSD. O que mostra realmente a força deste partido com os seus três deputados federais, seus nove deputados estaduais, seus mais de 50 prefeitos, dos 50 vice-prefeitos, os quase 500 vereadores, o que mostra realmente a força do PSD.
Eu desejo aqui ao nosso presidente eleito, deputado Gelson Merisio, muita força, muito trabalho. Com certeza pode contar com o apoio de cada companheiro do PSD, de cada eleitor; de cada simpatizante e de cada filiado do PSD para que possamos construir um partido forte, mas sempre pensando no bem dos catarinenses, numa gestão eficiente, naquilo que nós e todos catarinenses esperam que seja uma administração pública em favor das pessoas que mais precisam do poder público.
Por isso, presidente deputado Gelson Merisio, sucesso na gestão; governador Raimundo Colombo, parabéns novamente por sua fala, por animar, por motivar o PSD. E quero aqui de forma muito carinhosa também, como o próprio deputado Gelson Merisio no momento de seu discurso fez, agradecer a todos os partidos que estiveram presentes, cada partido no ano que vem vai buscar o seu espaço. Isso é natural, isso faz parte do processo democrático, e nós temos que trabalhar com firmeza de proposto, mas, acima de tudo também, com humildade e respeito a toda democracia no estado de Santa Catarina, como é o catarinense um povo guerreiro, trabalhador e que sabe honrar o seu estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)