Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/06/2017
DEPUTADO JEAN KUHLMANN (Orador) - Parabeniza a Defesa Civil pelo trabalho realizado na operação das barragens no estado, que sofreram obras na sobre-elevação, o que garante proteção maior no período de chuvas, diminuindo os efeitos de uma enchente.
Comenta que o momento é delicado no vale do Itajaí com chuvas intensas, registrando que em data anterior participou de negociação juntamente com a Defesa Civil, com a comunidade indígena desta região, para que os técnicos entrassem na Barragem de José Boiteux, para avaliar a casa de máquinas e manutenção das comportas. Cita que esta barragem é a que possui maior proteção de cheias do Brasil.
Destaca acordo realizado com a comunidade indígena e governo federal, esclarecendo que muitos itens infelizmente não foram executados até a presente data, justificando a revolta dos índios e as suas reclamações, dizendo que vai acionar e pedir apoio para o Fórum Parlamentar Catarinense, e também a cobrança do termo que foi assinado entre o governo estadual e federal, para garantir o que foi acordado em favor dos índios seja cumprido.
Finaliza salientando que quando a barragem é fechada, o povo indígena que mora na região tem que andar 22 quilômetros a mais por estrada intransitável para chegar a sua aldeia, porque não foi construída a ponte prometida, e que todos merecem respeito e tranquilidade.

DEPUTADO SILVIO DREVECK (Presidente) - Não havendo mais oradores a fazer uso da palavra, encerra a sessão, convocando outra, ordinária, para o dia subsequente, à hora regimental. [Taquígrafa: Ana Maria]