Pronunciamento

Gelson Merísio - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/07/2008
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Sr. presidente e srs. deputados, assomo à tribuna no dia de hoje para, em nome da região que represento, o oeste, especialmente a cidade de Chapecó, trazer o sentimento daquela região sobre o seu atual momento.
Fruto de uma série de fatores as boas safras que vêem acontecendo nos últimos anos, fruto do empreendedorismo dos empresários da região, especialmente de Chapecó, nós seguramente vivemos hoje um dos melhores momentos no que diz respeito a nossa economia. Quando a economia vai bem, vão bem as famílias, e as famílias indo bem as pessoas vivem um pouco melhor.
Digo isso não para enaltecer qualquer pessoa de forma individual, mas especialmente para enaltecer a organização que vivem as cidades de Chapecó, de Xanxerê, de Pinhalzinho, de São Miguel d'Oeste, fruto, como disse, de um momento auspicioso.
Faço isso no dia de hoje porque - uma boa parte da bancada do PT não está aqui, porque está em Brasília tratando desse compromisso - hoje na capital federal o presidente da República vai sancionar a lei que cria a universidade federal na mesorregião do oeste.
E nós, diferente de algumas outras posturas políticas não temos nenhuma dificuldade em reconhecer ações boas, ações corretas, ações que são feitas em prol das pessoas e da cidade em que elas vivem.
Essa iniciativa teve a liderança e o acompanhamento de muitas pessoas da nossa região, e há que se fazer um destaque especial ao deputado federal Cláudio Vignatti, que é do PT e está em Brasília, hoje. Como disse, não temos nenhum problema em fazer isso, pelo contrário, é muito bom quando podemos enfatizar ações que se transformam em obras efetivas para o povo e para as pessoas.
Essa conquista que já vem por mais de dez, quinze anos, muitas pessoas se engajaram nela, vai com certeza revolucionar a nossa região, caso ocorra e tenho certeza de que vai acontecer, após a assinatura da lei que cria a universidade. Tenho certeza de que ela não é uma questão eminentemente eleitoral em função do pleito que se aproxima. Acredito sinceramente, que vai ser uma universidade federal implementada e que vai reverter um fluxo que era muito ruim para as regiões do interior.
Os principais talentos, aqueles jovens que se formavam com esmero no ensino básico e médio, saíam para fazer o vestibular nas universidades públicas, seja na federal ou na estadual. Como só passam na universidade federal e na Udesc os melhores alunos, aqueles que têm o melhor preparo, aqueles talentos que saíam da nossa região vinham a Florianópolis, a Joinville a Porto Alegre ou Curitiba, faziam os cursos e, na maioria das vezes, onde se formavam continuavam a desenvolver suas atividades, deixando de dar o retorno com o seu trabalho, após a sua formação, para a região que investiu no seu ensino fundamental, que investiu na creche, no posto de saúde, na infra-estrutura básica. Isso cria anomalias de regiões desenvolvidas e regiões menos desenvolvidas.
Tenho absoluta convicção de que com a Udesc, que já tem um braço muito forte na região oeste, com a Universidade Federal, que já tem em Chapecó um posto avançado, e agora com a universidade federal do oeste esse fluxo irá se inverter. Da mesma forma que acontecia conosco, lá da região, agora acontecerá ao contrário: jovens talentosos de outras regiões do Brasil e também de Santa Catarina irão para lá fazer o seu curso gratuito. Que bom se todos pudessem ter esse acesso, mas especialmente neste momento são aqueles que se destacam no ensino pelo esforço, pelas condições que tiveram, que fazem o curso na universidade federal e que lá irão desenvolver a sua atividade e poderão contribuir com um desenvolvimento ainda mais acentuado da nossa região e da nossa cidade de Chapecó.
Por isso esse bom momento que Chapecó vive, esse bom momento que a região oeste vive com empresários investindo, com as administrações voltadas para o atendimento das reivindicações, dos anseios da população. E agora também haverá mais um ingrediente, mais um incentivo que é a assinatura, hoje, do presidente da República, como disse, da criação da universidade federal.
Quero, por isso, em nome da nossa bancada, a bancada do Democratas, cumprimentar todos aqueles que são partícipes dessa iniciativa, em especial o governo federal, o presidente Lula, o deputado federal Cláudio Vignatti, e todos aqueles que se envolveram direta ou indiretamente nessa conquista da região oeste.
Nós não devemos ter preocupação em elogiar, quando o resultado é para as pessoas e para a população. Não podemos ser menores do que as conquistas. Por isso, em nome de uma parcela expressiva da população de Chapecó que votou neste deputado na eleição passada, quase 14 mil pessoas, tenho certeza de que todas estão felizes com esse momento que a cidade vive, com a assinatura e a criação da universidade federal. É mais uma boa notícia para a nossa cidade, para a nossa região e é mais um motivo de orgulho para Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)