Pronunciamento

Gelson Merísio - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/04/2009
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Sr. presidente e srs. deputados, a minha presença nesta tribuna é para prestar uma homenagem à imensa torcida da Chapecoense. Mas antes quero fazer um registro, de forma muito respeitosa, à torcida, à direção e aos jogadores do Avaí.
A melhor forma de prestar esse respeito foi a forma como a cidade e a torcida de Chapecó receberam todos que lá estiveram no final de semana. Aconteceu uma verdadeira festa, sem nenhum incidente entre as torcidas. Ao contrário, houve um grande congraçamento, em que a alegria, a torcida, a parte saudável do futebol esteve na sua plenitude.
Por isso, ao homenagear o Avaí, os seus jogadores, a sua diretoria, na pessoa do presidente Zunino, estendo essa saudação a todos os avaianos, especialmente aos de Florianópolis, como é o caso do deputado José Natal.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Nobre deputado, quero dizer a v.exa., como um grande esportista que é, que domingo haverá troco, com certeza absoluta. Não adianta ficar com esse sorriso, porque o Leão vai honrar a camisa novamente.
Parabéns! Foi um grande jogo.
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Nobre deputado, isso é possível, tanto é possível que preferi vir hoje para ter a certeza de que poderia fazer essa comemoração em um clima propício. Até porque para os jogadores da Chapecoense, para a diretoria da Chapecoense e para a nossa torcida é muito mais difícil, deputado Pedro Uczai, que convive conosco lá em Chapecó. É muito mais difícil porque a cada quarta-feira o ônibus da Chapecoense saía da cidade, ia até Joinville - são 600 quilômetros para ir e mais 600 quilômetros para voltar -, voltava na quinta-feira para jogar no domingo. Na segunda-feira rodava mais 600 quilômetros para ir até Criciúma e voltar no dia seguinte para fazer uma nova partida. São mais de 30 dias de viagens, mais de 12 mil quilômetros só no quadrangular final.
Todo esse esforço, toda essa dificuldade suplantada é uma alegria do povo não apenas de Chapecó, mas de toda a região oeste. É uma alegria que não tem cor partidária, que não tem ideologia. É uma alegria viva, que contagiou todos os chapecoenses.
Por isso, quero prestar, desta tribuna, uma justa homenagem ao presidente da Chapecoense, à sua diretoria e aos jogadores, que estão fazendo um belíssimo campeonato. Independentemente de qual seja o resultado de domingo, a Chapecoense já é uma grande vencedora por ter chegado à final, por ter classificado o seu time na série D, por estar na Copa do Brasil, por ter um calendário para o ano todo, que esperamos que no ano que vem continue. Ela conseguiu chegar até a final porque tem um povo brigador, um povo de muita raça, que tem na sua gente o seu grande patrimônio.
A alegria que vivemos no domingo, com certeza, foi compartilhada aqui, em Florianópolis, por alguns torcedores do Figueirense, não por todos. É a alegria de quem gosta de futebol.
No domingo teremos a última partida. Qualquer um dos dois times que ganhar será merecedor. É evidente que o Avaí tem um time de série A e é favorito sempre para a conquista, mas não poderíamos deixar de prestar essa homenagem aos jogadores, à torcida da Chapecoense, que foi maravilhosa, como eu disse, não apenas no jogo, mas na recepção aos torcedores do Avaí, de forma amistosa, como é característica da nossa gente, do nosso povo.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Quero cumprimentar v.exa., deputado Gelson Merísio, porque o Parlamento também é um espaço para expressar o que o povo está sentindo. E uma grande região do estado está participando dessa experiência do futebol catarinense e da Chapecoense.
Parabéns à torcida da Chapecoense, que tem demonstrado como é bonito torcer por um time; parabéns à diretoria e ao próprio time. Quanto à Copa do Brasil, já conquistamos. E estou torcendo para que no domingo conquistemos também o título catarinense. Com todo o respeito aos avaianos, da capital do estado, vai ser verde o final de semana. Quanto ao azul, que brilhe no céu, porque nas terras catarinenses vai brilhar o verde e o branco da Chapecoense.
Um abraço!
O SR. DEPUTADO GELSON MERÍSIO - Tomara que as suas previsões se confirmem, deputado Pedro Uczai. O bom do futebol é que ele permite que convivamos num ambiente de alegria, amistosamente, mas com um objetivo claro. Estamos perseguindo a vitória, mas vamos respeitar muito, é claro, o Avaí, se eventualmente vir a ser o campeão. Mas acreditamos muito que quem lutou tanto, trabalhou tanto, terá, no próximo domingo, mais uma conquista.
Quero também fazer um registro, já que estamos falando de esportes, acerca da equipe feminina de futsal de Chapecó, que venceu a Taça Brasil de Clubes de Futsal no último final de semana, o que mostra o bom momento do esporte amador de Chapecó.
Quero encerrar a minha manifestação em forma de homenagem à nossa Chapecoense, especialmente à nossa torcida maravilhosa, com a última estrofe do nosso hino.
(Passa a ler.)
"A força imensa de tua fiel torcida
Que nos estádios tudo é lindo e nos fascina
A nossa massa, meu Verdão, mexe contigo
Tu és querido em toda Santa Catarina."[sic]
Parabéns a todos os torcedores da Chapecoense e o nosso respeito aos avaianos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)