Pronunciamento

Gabriel Ribeiro - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/11/2017
DEPUTADO GABRIEL RIBEIRO (Orador) - Registra que, na presente data, o município de Lages, a Princesa da Serra, completa 251 de história, um dia que está sendo marcado com uma agenda muito positiva do prefeito Antônio Ceron e o governador Raimundo Colombo, marcado pelo anúncio de várias obras e investimentos que vão melhorar ainda mais a cidade e a região.
Informa que a localidade de Nossa Senhora dos Prazeres das Lages foi fundada em 1766 pelo bandeirante Antônio Correia Pinto, e servia de caminho para as tropas que transportavam mercadorias entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Salienta que o município vive um grande momento, tem uma história muito rica e é berço de seis governadores catarinenses, sendo referência no interior do estado em termos de desenvolvimento, com muitos investimentos na área da saúde, como a construção e ampliação do Hospital Tereza Ramos e a transformação do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres no maior hospital do estado.
Acrescenta que, na questão das rodovias, quase todas foram pavimentadas ou estão sendo revitalizadas, e cita a ordem do serviço para a pavimentação da localidade de Coxilha Rica, com 42km de asfalto para essa comunidade, possibilitando a ampliação da sua capacidade produtiva de grãos. Relata que, além da questão produtiva do agronegócio, também a pecuária se destaca, com o melhoramento genético do rebanho, e, neste sentido, a Cooperativa Caminho das Tropas é exemplo, com mais de 30 produtores fornecendo seus produtos para todo o Brasil.
Ressalta, ainda, que Lages é um centro de referência acadêmico, com muitas faculdades e universidades, elencando os cursos de Medicina e Odontologia, preparando jovens para o grande desenvolvimento que está ocorrendo, com educação, capacitação e qualificação de mão de obra, e ampliando este desenvolvimento para toda região serrana. Reconhece que era uma das regiões mais carentes do estado, mas finalmente vem recebendo do governador uma atenção especial, bem como as demais. Também fala sobre o turismo rural, que é mais um dos atrativos daquela cidade, expressando que sente um grande orgulho em ser lageano. [Taquígrafa: Sara]