Pronunciamento

Fernando Coruja - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/09/2017
DEPUTADO FERNANDO CORUJA (Orador) - Comenta que tem debatido muito na tribuna as questões relativas às contas públicas do estado, e outras situações de determinados setores, principalmente o de preocupação maior que é a área da saúde pública catarinense, discordando de alguns deputados que afirmaram que Santa Catarina está com as contas equilibradas.
Justifica que quando faz críticas cumpre o seu papel, como representante da região serrana, do povo catarinense e como deputado estadual que deve fiscalizar e alertar sobre as contas do governo.
Entende que a situação financeira do atual governo estadual é preocupante, acrescentando que na solidez fiscal Santa Catarina caiu quatro posições, e está em 16º lugar, e no resultado nominal está em 19º, os números mostram que piorou, que está caminhando para fortalecer mais dívidas, em que, antecipa valores e posteriormente paga parcelado com juros altos.
Critica o Fundam, o Fundo de Apoio aos Municípios, que também é um empréstimo que agrava mais a situação, mencionando que do ponto de vista de aplicação de recursos isto não é adequado.
Finaliza dizendo que é preciso debater as questões, que precisam ser públicas e transparentes, reconhecendo que tem muitas coisas positivas na administração estadual, defendendo uma proposta social, onde tem que haver prioridade e investimentos na saúde, na educação e na segurança pública. [Taquígrafa: Ana Maria]