Pronunciamento

Fernando Coruja - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/09/2017
DEPUTADO FERNANDO CORUJA (Orador) - Comenta declaração feita pelo governador do estado, em encontro do seu partido, de que na região há apenas o deputado estadual Gabriel Ribeiro, não reconhecendo a sua presença na Assembleia e classificando este deputado como louco.
Pondera que o conceito de loucura tem mudado ao longo do tempo, explicando tal evolução com exemplos na ficção e também na literatura técnica. Considera, ainda, que muitas das características que, às vezes, são colocadas como doença, na realidade, são traços da personalidade da pessoa.
Argumenta, entretanto, que colocar alguém em tal categoria, muitas vezes, é uma forma de desqualificar a pessoa, porque para o governo a normalidade é não receber críticas, considerando como loucura fazer críticas à situação da Saúde e das contas públicas. Ressalta que não se surpreende com o ocorrido porque, segundo o ditado popular, de médico e louco todo mundo tem um pouco. Porém, acha inadmissível que uma pessoa, em sã consciência, tome R$ 700 milhões emprestados para entregar aos municípios, desconhecendo que para incrementar a economia é necessário mais do que tomar dinheiro emprestado, precisa-se, sim, de medidas saneadoras.
Explica que discordar do outro está longe de ser loucura, e que o governo tem que aceitar o debate das ideias, a discussão das contas públicas e da situação da Saúde, para que seja possível dar um melhor atendimento à população catarinense. [Taquígrafa: Sara]