Pronunciamento

Darci de Matos - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/10/2017
DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Manifesta-se sobre uma audiência pública com a presença de dezenas deputados estaduais, representantes do setor produtivo e do Ministério Público de Santa Catarina para debater temas relevantes do segmento dos lotéricos do estado. Ressalta a relevância do segmento dos lotéricos que não apenas buscam lucro, mas cumprem também um papel social, atendendo as pessoas mais carentes nos bairros onde o banco não faz o serviço.
Relata que o deputado Cesar Valduga apresentou um projeto que propõe um mecanismo para a vigilância armada nas agências lotéricas, e por entendimento de que o segmento não pode arcar com tal custo acrescentou uma emenda no sentido de que o serviço de vigilância seja custeado pela Caixa Econômica Federal.
Apresenta dados, demonstrando que milhões de reais deixam ir para o estado e vão para os cofres da União. Enaltece a criação da Copersorte, e espera, com a implantação de um portal online de vendas de assinaturas mensais de jogos utilitários e venda de bolões de produtos oficiais da Caixa Econômica Federal, com a criação da Raspadinha física e virtual, que mais recursos possam ser direcionados legalmente à Saúde pública e ao esporte de Santa Catarina.

Deputado João Amin (Aparteante) - Reforça que nas lotéricas o cidadão pode pagar suas contas e acha importante haver vigilância nas referidas agências.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Relata que vem acompanhando a questão da outorga dos jogos, concordando que recursos poderiam ser direcionados para a Saúde, e entende a importância de haver segurança nas lotéricas, apoiando o projeto. [Taquígrafa: Cristiany]