Pronunciamento

Darci de Matos - 084ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/09/2017
DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Faz menção aos dois temas debatidos em Plenário por deputados que o precederam, com relação à Segurança Pública e à Saúde no estado. Observa que, enquanto estados vizinhos estão quebrados, Santa Catarina está em dia com todas as suas obrigações e vem mantendo os serviços essenciais de forma racional. Lamenta a crise ética, moral e financeira que também chega ao estado, mas pondera que os reflexos não atingem apenas a administração pública, requer economia em todos os segmentos, como nas famílias e empresas. Infelizmente informa que a imprensa, no que diz respeito à saúde, tem sido sensacionalista, há exageros descabidos. Afirma que o grande volume de atendimentos médicos e procedimentos realizados devem ser considerados e divulgados positivamente, não apenas casos pontuais midiatizados de forma negativa.
Reconhece as dificuldades na gestão da Saúde, mas posiciona que o governo federal também tem responsabilidade nesta crise. Apesar de tudo, reitera que o estado vai perseverar, cita como exemplo a devolução dos R$ 100 milhões, pela Assembleia Legislativa ao governo do estado, que deve ser replicado também por demais poderes.
Finaliza certificando que o Parlamento e o Governo vêm fazendo sua parte, e assegura que o estado dará a volta por cima, superando a crise.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado e acrescenta que a gestão pública do SUS é tripartite, ou seja, de responsabilidade da União, Estado e Município, portanto, imputar o estado como culpado pela crise é errôneo. Afirma que a gestão compartilhada é compromisso de todos e que, antes de proferir ataques contra a administração estadual, faz-se necessário unir forças diante das dificuldades.

Deputado Gabriel Ribeiro (Aparteante) - Alude que o assunto proferido é de extrema importância, mas afirma que não há crise no estado, é um equívoco propagar esta situação. Informa que Santa Catarina é modelo de gestão para todo Brasil e que as notícias boas do estado devem ser destacadas. [Taquígrafa: Cristiany]