Pronunciamento

Darci de Matos - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2017
DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Saúda os representantes do MTG de São José, que estão na Casa para divulgar o evento Semana Farropilha. Fala também sobre projeto de lei de sua autoria, sancionado pelo governador, que coloca a Semana Farropilha no calendário oficial do estado. Ressalta que as tradições são preservadas nas manifestações culturais dos MTGs.
Repercute publicação da imprensa sobre o estado, orgulhando todos os catarinenses, pois consolida a ideia de que é um estado de excelência, com um povo empreendedor e boa gestão dos governantes. Tal artigo destaca que o estado é o segundo do Brasil em indicadores socioeconômicos, afirmando que está crescendo em qualidade de vida, o que enaltece a gestão do governador Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira.
Argumenta que estado sofre com a crise nacional, mas está pagando em dia os seus servidores e mantendo os serviços essenciais, além das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas. Menciona também o Fundam II, que pretende repassar verbas aos municípios a fundo perdido, melhorando o atendimento aos munícipes.
Aponta alguns discursos sensacionalistas, falando do endividamento, mas esclarece que o estado tem um dos menores comprometimentos da receita. Declara que a oposição racional é sempre bem-vinda, mas a oposição sensacionalista não contribui em nada para a solução dos problemas. [Taquígrafa: Sara]