Pronunciamento

Dalmo Claro de Oliveira - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/10/2017
DEPUTADO DALMO CLARO (Orador) - Cumprimenta os lotéricos presentes na Casa, ressaltando que prestam inestimáveis serviços à população, e deseja que tenham êxito nas reivindicações feitas na audiência pública.
Registra o evento realizado na semana anterior, pelo Grupamento de Resgate Aéreo de Urgência de Blumenau, que faz parte do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, para marcar os dois anos de atividade, saudando e parabenizando toda a equipe.
Em breve histórico, relata que o serviço nasceu em 2010, em Florianópolis, com um helicóptero alugado, em parceria do Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria da Saúde, ressaltando a importância do atendimento para a população, pois faz resgates quando há necessidade de rapidez, em lugares de difícil acesso, e é complementado pelo serviço de atendimento médico do Samu. Posteriormente, em 2012, a Secretaria da Saúde disponibilizou recursos, complementando verba do Corpo de Bombeiros, para a aquisição de aeronave própria, sediada em Florianópolis. Registra que entre 2012 e 2017 o serviço evoluiu, contando com dois helicópteros, um sediado em Florianópolis e outro em Blumenau, e com a perspectiva de crescimento para outras regiões do estado. Menciona que a aeronave sediada em Blumenau já fez 740 atendimentos, e todo o serviço de resgate aéreo do Corpo de Bombeiros e Secretaria da Saúde, das unidades de Blumenau e Florianópolis, em sete anos, já efetuaram seis mil atendimentos.
Explica que, segundo avaliação do Ipea, o custo de uma vida perdida, somente em termos de produção, é, em média, de R$ 400 mil, valor que já justifica plenamente o custo de manutenção do sistema de resgate aéreo, e considera que tal despesa é totalmente recuperada e compensada pelo número de vidas que são salvas, destacando que é um serviço extremamente importante para a população, e muito gratificante para aqueles que dele participam. [Taquígrafa: Sara]