Pronunciamento

Cesar Valduga - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/11/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra a realização do 2º Congresso Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem, no município de Chapecó, na Udesc, cujo tema será Processos de Enfermagem como Ferramenta de Cuidado, atividade organizada pelo Grupo de Pesquisa e Enfermagem, Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento, além do Mestrado Profissional de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
Informa que em data anterior ocorreu o Dia da Consciência Negra, destacando que em todo o país o Movimento Negro saiu às ruas para denunciar o racismo, a violência, a desproporcionalidade de salários. Cita que a ONU, Organização das Nações Unidas alerta que no Brasil, a população negra é a mais afetada pela desigualdade social, enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, e são mais vulneráveis ao assédio moral no mercado de trabalho.
Menciona que na presente semana está ocorrendo a Semana da Vigília Feminista pelo Fim da Violência Contra a Mulher, projeto de sua autoria e que foi transformado na Lei n. 17.205, em 19 de junho de 2017, afirmando que o assassinato de mulheres por sua condição de gênero, também tem cor no Brasil, pois atinge principalmente as mulheres negras.
Conclui manifestando sua preocupação com relação aos dados e percentuais de vítimas da raça negra e parda, que ainda acontecem no Brasil, alertando ao debate à questão e a necessidade de corrigir distorções que querem impor à população. [Taquígrafa: Ana Maria]