Pronunciamento

Cesar Valduga - 020ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 13/12/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Cumprimenta os servidores que acompanham as votações no plenário, declarando que sua presença garante que não sejam cometidos equívocos contra os direitos dos trabalhadores.
Também fala sobre a sua proposta de criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem, entendendo a necessidade desta Casa em promover e implementar mecanismos de cooperação entre união, estados e municípios para o desenvolvimento de ações conjuntas em defesa do setor. Destaca que a iniciativa tem como objetivo realizar encontros, simpósios e seminários, congressos e debates sobre a cadeia produtiva da reciclagem, e os seus benefícios para a economia e para o meio ambiente, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e oferecendo oportunidades de inclusão social e econômica para catadores e demais trabalhadores da reciclagem.
Registra, ainda, que deu entrada a uma iniciativa formulada e aprimorada por diversas entidades em defesa dos direitos da mulher, que cria a política estadual de empoderamento da mulher, promovendo a equidade de gênero através da efetiva participação das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos, e buscando o direito das mulheres na participação de debates públicos e tomada de decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos relacionados com a mulher. Neste sentido, apresenta dados que denunciam a brutal desigualdade de gênero, que reclamam e justificam urgente adoção de ações no sentido de alterar o quadro de baixa participação feminina na política e nas esferas de participação pública, ressaltando que os desafios às exigências contemporâneas sobre políticas públicas para as mulheres são imensos, e que não podemos permitir retrocessos nos direitos já assegurados, além de assegurar avanços no campo dos direitos das mulheres. [Taquígrafa: Sara]