Deputados

Deputados

Cesar Valduga

 PCdoB

Dados Pessoais

Nascimento:
20 Maio 1961
Escolaridade:
Ensino Médio Completo
Origem:
Campos Novos /
Gabinete:
Contatos:
  • false
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

04/11/2020 - 086 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Traz à tribuna assunto relacionado a sua cidade, Chapecó, que está vivendo uma grande crise, com muitas dificuldades em relação à questão da estiagem. Destaca que, várias vezes, já se manifestou sobre o assunto, inclusive, em data anterior, falou sobre um projeto, já licitado, e que está contingenciado no Ministério da Integração, de R$ 189 milhões para a captação de água do Rio Chapecozinho, e que irá solucionar o problema da falta de água na região. Propõ

COMISSÕES

NOTÍCIAS

086ª SESSÃO ORDINÁRIA

04/11/2020

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Traz à tribuna assunto relacionado a sua cidade, Chapecó, que está vivendo uma grande crise, com muitas dificuldades em relação à questão da estiagem. Destaca que, várias vezes, já se manifestou sobre o assunto, inclusive, em data anterior, falou sobre um projeto, já licitado, e que está contingenciado no Ministério da Integração, de R$ 189 milhões para a captação de água do Rio Chapecozinho, e que irá solucionar o problema da falta de água na região. Propõ (...)

080ª SESSÃO ORDINÁRIA

20/10/2020

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Lamenta o falecimento do senhor Mário Lanznaster, Presidente do Grupo Aurora. Relembra sua trajetória de vida e destaca o legado exemplar deixado pelo empresário, um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro. Diz ter acompanhado a homenagem prestada ao senhor Mário durante o final de semana, onde vários amigos, agricultores e empresários se fizeram presentes. Comenta que o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias, assim como o municí (...)

078ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/10/2020

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Solicita a construção de uma adutora para abastecimento de água nos Municípios de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e que também vai atender, por gravidade, o município de Coronel Freitas. Informa que está encaminhando moção, apelando ao Ministro do Desenvolvimento Regional, aos Presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e ao Fórum Parlamentar Catarinense, para que sejam liberados recursos financeiros do Orçamento Geral da União à Casan, a fim de viabilizar o Pro (...)

119ª SESSÃO ORDINÁRIA

12/12/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Fala da sua atuação frente a diversas comissões da Casa, como a de Agricultura, Saúde, Legislação Participativa, Trabalho, Turismo, destacando seu trabalho na área da Saúde, principalmente na Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Antimanicomial no estado. Explica que tal reforma visa os manicômios e tratamentos na área da saúde mental, no sentido de aperfeiçoá-los. Registra que em Chapecó foram feitos muitos debates sobre o assunto, em parceria co (...)

116ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/12/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Agradece ao deputado Leonel Pavan, pela cedência do horário, para usar a tribuna. Tece comentários do grande orgulho da cidade de Chapecó e do estado catarinense, com relação ao sucesso da querida Chapecoense, e da sua permanência na série "A". Reconhece a importância da mesma na economia do município, aumentando a ocupação de hotéis e refletindo de forma positiva no comércio. Lembra o trágico acidente que tirou a vida de muitos jogadores, equipe técnica (...)

113ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/11/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Reporta-se aos quatro anos do seu mandato como parlamentar, quando priorizou temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social catarinense, entendendo que sem o econômico não se faz o social, e que em economia não existe milagre. Neste sentido, fala sobre a cultura da tilápia no estado, que representa aproximadamente 53% da produção nacional de peixes, obtendo um crescimento de 14,20% no período, com a geração de um milhão de empregos diretos e indi (...)

110ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/11/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Cumprimenta os jovens estudantes que se fazem presentes na Alesc, e deseja que os mesmos trilhem o caminho do bem. Discorre sobre a questão do programa Mais Médicos, no sentido de fazer justiça aos médicos cubanos que vieram para o Brasil prestar serviços à saúde dos povos que estão distantes dos grandes centros urbanos e muitas vezes esquecidos, mas que necessitam de um atendimento com qualidade, e tem nesses profissionais o tratamento adequado. Re (...)

109ª SESSÃO ORDINÁRIA

20/11/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz referência as ações desenvolvidas pelas Apaes em Santa Catarina e em todo o Brasil. Destaca que a instituição dá atenção, formação e atendimento para as crianças brasileiras com algum tipo de deficiência, fazendo a interação e inclusão social das mesmas. Registra que representantes das Apaes de Santa Catarina, demonstraram preocupação com a proposta do futuro governador do estado, em alterar o modelo de cedência de professores para as Apaes catarinenses. Men (...)

107ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/11/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Agradece aos colegas deputados, e as comissões da Casa, por aprovar o Projeto de Lei n. 422/2017, de sua autoria na presente data. Destaca que o mesmo institui o Estatuto da Pessoa Portadora de Câncer, e será um compromisso com a dignidade humana ao promover e proteger o doente. Cita que o objetivo é iniciar e aprofundar a discussão para que a legislação se torne mais coesa, e que a população possa reivindicar os seus direitos com celeridade, já que a intenção é (...)

098ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/10/2018

DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Reporta-se sobre a atuação do Parlamento catarinense em defesa do meio ambiente e de uma cultura sustentável, construindo políticas de redução e destinação correta de resíduos. Cita a campanha Lixo Zero, com a finalidade de mobilizar o maior número de organizações a conscientizar a comunidade no aproveitamento correto e encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. Reforça que é um conceito de vida urbano e rural em que o indivíduo e todas as organizações (...)