Pronunciamento

Antônio Aguiar - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/08/2017
DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR (Orador) - Inicialmente saúda os srs. deputados e comunidade catarinense.
Menciona aniversário de emancipação política dos municípios da região Planalto Norte, Canoinhas e Porto União, destacando que os mesmos possuem no brasão de suas bandeiras municipais a inscrição catharinensis semper, evidenciando o sentimento de ser catarinense, uma vez que fazem divisa com o estado de Paraná. Cita Mafra e Barra Velha que também comemoram aniversário, exaltando o crescimento e desenvolvimento, principalmente na área da agricultura dos referidos municípios.
Discorre sobre a Guerra do Contestado que ocorreu de 1912 a 1916, citando que Canoinhas e Porto União estiveram no bojo da guerra, elencando o nome de Chica Pelega, como defensora feminina no período da referida batalha que abrangeu o Planalto Norte e oeste de Paraná. Comenta que no município de Lebon Régis ocorrerá o lançamento de livros com o tema da guerra, pois Santa Catarina carece de informações, enquanto no norte do país, a guerra dos Canudos, teve Euclides da Cunha como registrador do conflito.
Explana o centenário da EEB Manoel da Silva Quadros, situada no distrito de Marcílio Dias, na cidade de Canoinhas, por onde passaram milhares de alunos, elencando obras importantes, como a Universidade do Contestado e outras de infraestrutura. [Taquígrafa: Sílvia]