Pronunciamento

Ana Paula Lima - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2017
DEPUTADA ANA PAULA LIMA (Oradora) - Saúda os servidores da Celesc e os profissionais da Podologia que estão presentes no plenário da Casa, acompanhando a tramitação de matérias do interesse da categoria e da sociedade, e destaca que Santa Catarina está sendo pioneira quanto à regulamentação do exercício profissional da Podologia.
Demonstra perplexidade e indignação com os dados publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Publica-2017, que aponta 127 assassinatos em que as vítimas foram mulheres, entretanto nenhum deles foi enquadrado com a qualificação de feminicídio. Comenta que, em Santa Catarina, o crescimento quanto aos crimes contra mulheres foi de 19,8% em comparação a 2015, caracterizando como o quinto maior do país. Alerta para o fato de que o estado, considerando-se tais dados, tem sido omisso quanto à violência contra a mulher. Declara que a Bancada Feminina da Alesc está atenta à questão, enfatizando os vários seminários realizados para debater o número alarmente de morte de mulheres, violência doméstica, estupros, e na busca de iniciativas que possam coibir tais práticas.
Fala também sobre o sucesso da audiência pública das comissões de Saúde e Legislação Participativa, realizada na presente data, para discutir o processo do Conselho Federal de Medicina que pretende inibir alguns procedimentos que, há mais de 20 anos, são praticados pelos profissionais de Enfermagem. Ressalta que este processo judicial, que tramita no Distrito Federal, gerou uma crise na Enfermagem, levantando uma oportunidade de discussão sobre o papel da categoria no atendimento da população. [Taquígrafa: Sara]