Pronunciamento

Altair Silva - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2017
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Faz uma saudação especial ao CTG Figueira Velha, movimento tradicionalista de São José, ao secretário da Assistência Social de Nova Itaberaba e também à vereadora, desejando aos visitantes boas-vindas ao Parlamento Catarinense.
Faz menção ao projeto de lei, de sua autoria, que propõe um plebiscito para decidir sobre a extinção ou a manutenção das ADRs em Santa Catarina, ou que modelo administrativo se pretende para o estado. Informa ainda que conta com o apoio da Câmara Municipal de Chapecó, por meio de uma moção de autoria do vereador Claimar de Conto, para que os catarinenses, juntamente com as eleições de 2018, possam decidir a manutenção do sistema com 35 secretarias regionais ou extingui-las.
Salienta a importância do debate e conclama apoio de seus pares, afirmando que tais secretarias não atendem a prerrogativa de levar o desenvolvimento para o interior do estado e sim, promovem aumento de despesas.
Comunica que está tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei que trata da criação do Conselho dos Técnicos Industriais e Agrícolas, e agradece ao deputado Espiridião Amin e ao deputado Giovani Cherini, pela aprovação do projeto na CCJ.
Encerra, dizendo que representará a Casa Legislativa no lançamento oficial, sexta-feira, da Faismo 2017, e afirma que é um evento que fortalece o desenvolvimento econômico do oeste catarinense e de toda região fronteiriça.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela determinação do tema, posto que as referidas secretarias servem apenas para acomodação de cargos políticos.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema abordado, reforçando a ideia de que as referidas secretarias não atendem ao que foi proposto. [Taquígrafa: Elzamar]