Pronunciamento

Serafim Venzon - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/09/2017
DEPUTADO SERAFIM VENZON (Orador) - Comenta que no dia 27 do corrente mês foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, destacando que o principal objetivo da data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos, com o intuito de ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvarem as suas vidas. Ressalta que, para isso, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) organiza anualmente a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, com ações informativas e eventos sociais em todas as capitais brasileiras.
Explica que o grande problema dos transplantes está em conseguir doadores, e no Brasil há uma média de 15 ou 16 doadores para cada um milhão de habitantes, entretanto, em Santa Catarina, a situação apresentada é de 36,8 doadores de órgãos para cada um milhão de habitantes, média comparada aos melhores índices internacionais.
Destaca que o resultado alcançado no estado catarinense deve-se a um sistema de organização mais desenvolvido, onde são notificados os casos de morte cerebral, conseguindo assim aproveitar melhor os potenciais doadores devido à estrutura, significando que o estado apresenta a melhor relação entre as notificações e a efetivação do transplante. [Taquígrafa: Sara]