Pronunciamento

Leonel Pavan - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2015
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Sr. presidente, deputado Padre Pedro Baldissera.
Srs. deputados e deputadas quero dizer da minha alegria em poder usar mais uma vez a tribuna desta Casa.
Eu ouvi dois pronunciamentos, dos deputados Dirceu Dresch e Maurício Eskudlark, que falam sobre o momento político do Brasil. Mas eu vou deixar para falar sobre este assunto amanhã, para trazermos aqui números exatos, para fazermos uma comparação de um governo que já está no poder pelo terceiro mandato. O presidente Lula pegou o governo andando, caminhando, voando, bem diferente de quando Fernando Henrique Cardoso pegou o governo, o Brasil atolado em dívidas e com uma grande inflação.
Se a presidente Dilma não está indo bem é porque deve ter pego do presidente Lula um governo à beira do caos. Mas isso vou deixar para falar amanhã.
O que eu quero me referir aqui, também, é ao assunto que a deputada Luciane Carminatti falou, sobre os Joguinhos de Santa Catarina, os Jogos da Juventude e do Parajesc. Também o deputado Maurício Eskudlark se referiu a este assunto.
Sr. presidente, os Jogos da Juventude do estado de Santa Catarina são uma conquista de muitos anos, uma conquista de governos responsáveis, uma conquista de governos imbuídos em projetar vidas e dar segurança na saúde desportiva para muitos adolescentes do nosso estado.
Nós tivemos grandes conquistas, tivemos méritos imensuráveis referentes aos Joguinhos, que fizeram de Santa Catarina um estado promissor e revelador de grandes atletas.
Os Jogos da Juventude Catarinense surgiram em 2001. Mas infelizmente no ano de 2015 paralisaram as conquistas e os sonhos de milhares de jovens que buscam mostrar suas qualidades e representar bem suas cidades, seu estado, mas acima de tudo para orgulharem seus familiares e amigos. Na última edição, no final de 2014 em São Paulo, a delegação catarinense foi campeã superando São Paulo e o Rio de Janeiro. Porém, este ano lamentavelmente foi cancelada. E em função desse cancelamento Santa Catarina não poderá defender o título conquistado no ano passado.
Imagina a situação dos jovens atletas do Parajesc, o quanto eles imaginaram vestirem as cores do seu estado, da sua cidade, da sua escola. Imaginem o quanto esses adolescentes sonharam, treinaram, planejaram para poderem despontar e orgulhar o nosso estado. O que dizer? Que o governador é responsável por isso? Claro que não! Quem é o responsável? Uma equipe despreparada, um comando desqualificado que, infelizmente, usa uma estrutura, uma secretaria de um governo, e se orgulha de suas conquistas, que se orgulha de ser um estado diferente na economia, mas não pode falar de apenas uma de suas secretarias, porque sequer consegue colocar novamente Santa Catarina na mídia nacional pelas conquistas de suas medalhas, de suas atividades esportivas, de jovens adolescentes que começaram muito cedo nas suas escolas e foram selecionados para defender o seu estado.
Está tudo cancelado, porque não tem alojamento. Não dá. O que vamos dizer? Quando as coisas estão bem as pessoas vão à mídia e falam com orgulho, mas nesse caso, aparentemente pequeno para o estado, mas muito grande para o social desses adolescentes, ninguém fala nada.
Onde estão aqueles que se orgulham, que defendem o estado? O que dizer desse descaso para com os atletas do Parajesc, com os adolescentes, com os jovens que sempre orgulharam o estado de Santa Catarina?
Muitas vezes assomamos esta tribuna para bater palmas, e continuarei batendo palmas para o governo quando das suas conquistas na infraestrutura, na cultura, na economia. Mas nesse caso precisa haver uma vaia à secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Até quando o governo vai continuar dessa forma? Deixando passar prazo nos recursos, deixando em dúvida algumas licitações, paralisando atividades esportivas, prejudicando os atletas, os adolescentes? Falamos em São Paulo, recentemente, das conquistas do governador Geraldo Alckmin, mas fomos surpreendidos agora com a notícia de que os Jogos da Juventude, em que fomos campeões no ano passado, superando São Paulo e o Rio de Janeiro, estão paralisados. Aparentemente é uma coisa pequena, mas não é assim. Não é uma coisa pequena para aqueles que treinaram, sonharam, planejaram sua viagem. Essas pessoas estão decepcionadas. Foram penalizados pela falta de planejamento.
Outro dia vi uma nota defendendo o secretário, mas agora como defender uma secretaria que nos surpreende negativamente a cada ato que acontece. Um caso como esse precisa ser alardeado. A deputada Luciane Carminatti e o deputado Maurício Eskudlark levantaram esse assunto. Nem sempre o PSDB e o PT discordam nas ideias. Nesse caso estamos caminhando juntos em defesa desses atletas que sonharam em comemorar suas vitórias. Quando são campeões, são encaminhadas moções parabenizando-os. São heróis, atletas que orgulham o estado. Faz-se sessão para homenageá-los.
Parece que a deputada Luciane Carminatti já foi para a Fesporte participar de uma reunião em que discutiram sobre esse cancelamento. Espero que ainda revejam essa ignorância social que a secretaria está demonstrando com esse grande descaso para com os atletas catarinenses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)