Pronunciamento

Leonel Pavan - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/08/2015
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Sr. presidente, deputado Padre Pedro Baldissera, sras. deputadas e srs. deputados, quero levantar aqui três assuntos, sendo que o primeiro deles é, mais uma vez, sobre o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, e espero não ter mais que falar sobre isso!
O centro de eventos é uma reivindicação de muitos anos daquela comunidade e também do trade turístico de Santa Catarina. O governador Luiz Henrique da Silveira já tinha iniciado esse projeto há muito tempo, mas, em virtude de alguns problemas, não pôde dar sequência a essa reivindicação.
Então, repito, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú é uma reivindicação antiga daquela comunidade, da minha cidade, e do trade turístico de Santa Catarina.
Assim que assumi o governo do estado, a primeira coisa que fiz, em relação ao turismo, foi convocar a nossa assessoria e encomendar um projeto para que tivéssemos o melhor centro de eventos do sul do Brasil. Discutimos par e passo cada detalhe desse centro de eventos com arquitetos, engenheiros e com a empresa vencedora, que foi a Prosul. E tivemos todos os cuidados possíveis, inclusive com a assessoria jurídica do governo.
Felizmente, esse projeto saiu, foi licitado, discutido e apresentado para a comunidade. Mas, infelizmente, devido ao nosso tempo ter sido curto quando governador, não conseguimos licitar a obra. Porém, continuamos essa luta par e passo juntamente com o prefeito de Balneário Camboriú, com os srs. vereadores e com o trade turístico daquela cidade.
Tão logo assumimos nesta Casa, partimos com toda força para que pudéssemos, realmente, concretizar esse sonho. Tivemos inúmeras discussões, aqui discutiu-se muito, e cobramos isso quase que diariamente.
Felizmente, no dia de ontem, o governador deu um canetaço e mandou iniciar a obra, depois de ter sido feita a licitação. Eu quero aqui cumprimentar e agradecer ao governador por este gesto com o turismo de Santa Catarina, e por implantar um projeto que idealizamos quando éramos governador, e que vinha sendo discutido ainda quando Luiz Henrique também estava no governo.
Quem venceu? O turismo de Santa Catarina, o turismo, o trade turístico e a nossa cidade de Balneário Camboriú. E, com certeza, o governo do estado valoriza o PIB do turismo em nosso estado, que é um dos maiores até do Brasil, se formos colocar proporcionalmente.
Esse é um sonho que começa a tornar-se realidade. Muito obrigado por nos atender!
Por outro lado, o governador foi injusto, ontem, por outro motivo, deputado Padre Pedro Baldissera. Na sua fala, ele disse que o projeto tinha problema no Tribunal de Contas. Eu vou requerer que o governador nos indique quais são os problemas que o projeto tinha no Tribunal de Contas! Porque se teve, terá que demitir grande parte da sua assessoria, pois os assessores que ele tem eram os meus! O secretário do Turismo era Valdir Walendowsky, que hoje está na Santur. A grande maioria ou quase todas as pessoas que me assessoram estão no governo. Se existirem problemas, o governo terá que chamar a sua equipe e dizer que partiu dela a incompetência de algum ato irregular.
Senão nós, a cada irregularidade que é cometida em cada canto deste estado por algum membro do governo, vamos responsabilizar o governador Raimundo Colombo. Nós sabemos dividir a devida responsabilidade.
Portanto, não se pode fazer um discurso oportunista, dizer uma bobagem como essa, porque o Tribunal de Contas irá receber certamente um documento e queremos saber quais foram as irregularidades que houve e quem as cometeu: se foi quem montou o projeto, o engenheiro e o arquiteto, ou a Procuradoria-Geral do Estado, ou o secretário do Turismo na época, Valdir Walendowsky. Nós podemos opinar, mas não podemos assinar. Tudo passa por uma assessoria. Parece que o projeto tinha até torneiras de ouro e mármores caríssimos. Gostaríamos de saber se isso consta no edital. Não sei, mas se consta é bom que nos relatem.
É lamentável que isso ocorra no momento em que estamos procurando uma unidade de apoio ao governo, porque queremos defender Santa Catarina e um governo que realmente mostra força e disposição para melhorar as questões. Mas não podemos aceitar esse tipo de provocação e, certamente, levaremos essa discussão para os demais membros do governo que na época assessoravam Luiz Henrique da Silveira e este deputado, quando governador.
Espero que não tenha que voltar a esse assunto, afora termos por tantas vezes aqui reivindicado o início dessa obra. Passou quatro anos e nada aconteceu!
Por outro lado, quero dizer que estou feliz, pois nesta semana passou um projeto de nossa autoria na comissão de Constituição e Justiça sobre a instalação de bicicletários em obras públicas do estado. Encaminhamos esse projeto no sentido de obrigar que todas as repartições públicas do estado passem a ter um bicicletário para atender as pessoas que vão trabalhar de bicicleta.
Mas voltaremos a abordar este assunto futuramente porque é muito importante nesse momento em que muitas pessoas usam esse veículo para locomoção.
Também quero aproveitar a oportunidade para dizer que, hoje, o Brasil vai parar. Segundo disseram alguns deputados da Situação do governo federal, o Brasil vai parar hoje, que milhares de pessoas vão para as ruas.
Argumentaram nesta Casa, ontem, que somente 0,5% da população foi para as ruas dizer que não querem mais corrupção, mas que hoje irão para as ruas as pessoas que apoiam o governo. Então, vamos ver se 54 milhões de pessoas irão para as ruas, hoje, apoiar o governo.
Hoje o Brasil vai parar, segundo membros do PT, e que as pessoas vão para a rua defender Dilma Rousseff, porque aqueles que foram para a rua no domingo passado foram apenas 0,5%, muito pouco. Eu acho que realmente foi muito pouco, pelo tamanho da insatisfação do povo brasileiro.
Mas hoje o Brasil vai parar pela grande manifestação favorável a Dilma Rousseff. Vamos esperar que os 54 milhões de votos que ela recebeu vão para a rua também dizer que o governo atual não tem problema nenhum, que a mídia está mentindo, que a Justiça está mentindo, que tudo que está aí são falácias, engodos, que nada disso existe. Vamos acompanhar!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)