Pronunciamento

Leonel Pavan - 067ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2015
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Sr. presidente, srs. deputados, estou tentando achar palavras para não ser tão duro e forte contra o governo de Santa Catarina, contra Raimundo Colombo e contra o secretário de Turismo do nosso estado. Estou tentando encontrar palavras.
O Governador Raimundo Colombo, hoje, assinou a ordem de serviço do centro de eventos de Balneário Camboriú, uma das mais importantes obras de turismo para o estado de Santa Catarina.
Todos sabem da minha luta diária nesta Casa, alertando ao governo, ao secretário sobre os prazos. Desde o lançamento do edital, já assomava à tribuna desta Casa, e até telefonamos algumas vezes, para alertar no sentido de não se perder o prazo, caso não fosse lançado o edital. E nós, os deputados, continuamos a cobrar a licitação.
Quantas vezes dividi essa conquista para Santa Catarina com o ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Quando fui governador, estudei o projeto com os arquitetos e engenheiros. Analisamos detalhes do projeto do centro de eventos de Balneário Camboriú. Lá estava também o Walendowsky. E dizíamos que o pavilhão deveria ser mais alto, mais largo, precisaria haver salas de apoio.
Nós ficamos traçando esse projeto dias e meses e o licitamos. Uma luta diária nossa, enquanto governador, agora como deputado estadual, sem desmerecer o trabalho de outros, pessoas que ajudaram tanto deputados como vereadores da cidade, o prefeito da cidade, sem desmerecer. Nós chegávamos a ser chatos aqui, na tribuna. Eu dizia: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura". E aplaudiu o governador quando decidiu realmente fazer essa grande parceria em benefício do turismo de Santa Catarina e de Balneário de Camboriú.
Mas pasmem, queridos amigos deputados! Para não dizer que é um chute nas partes íntimas, é um soco na pleura, que este governo dá, nesta Casa. É um deboche contra este parlamentar, é um deboche com esta Casa que tantas e tantas vezes discutiu projeto de turismo para Santa Catarina e, especialmente, o centro de eventos. Para não dizer um governo despreparado e até mal-intencionado nesta questão, deputados. Porque ainda hoje às 11h15 meu chefe de gabinete recebeu um telefonema do chefe da Casa Militar e disse que não haveria nenhuma assinatura. Não é verdade que estão falando. Avisaram o meu gabinete que não haveria. Não venha! E logo depois fizeram a assinatura.
Deputado Maurício Eskudlark, quantas vezes aqui assumiu a tribuna para falar sobre isso, quantos outros parlamentares debateram o turismo. Quero dizer que isso é um deboche do governo de Santa Catarina com esta Casa, a Casa do Povo. Eu só tenho que aplaudir, porque felizmente esta obra vai ser iniciada.
Eu disse aqui na semana passada que, se não determinarem o início da obra até o final do mês, passaria o prazo e poderíamos perder o recurso do governo federal. Eles têm que medir alguma coisa, a obra tem que sair agora!
É um desrespeito com esta Casa, com os parlamentares, uma obra que têm digitais de tantas e tantas pessoas, não teria como sair se nós não fizéssemos o projeto. Apenas por questão de respeito, o único deputado daquela cidade, sem contar com outros que lá participam, realiza ato como se nada houvesse com o envolvimento de outras pessoas.
Lamento aqui profundamente o que ocorreu e volto a dizer que o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina é uma aberração, para não chamá-lo de incompetente, mas com certeza, mal-intencionado, porque desrespeita o trabalho daqueles que tanto lutaram para que isso pudesse acontecer.
Congratulo o governador! Parabéns por determinar, dar início a uma obra que nós iniciamos no governo do PSDB, no governo de Leonel Pavan quando licitamos aquele projeto, mas ao mesmo tempo lamentamos o descaso que v.exa. e sua equipe está dando a esta Casa em relação a esse projeto. É lamentável, que fique registrada essa questão referente a uma secretaria que trabalha com outras intenções, na busca de prestígio pessoal e de um governo que veio para ser diferente.
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Pois não!
O Sr. Deputado Maurício Eskudlark - Eu queria testemunhar, deputado Leonel Pavan, o empenho de v.exa. quando governador, que foi por um curto espaço de tempo mas as reuniões que fez, as audiências, a busca do projeto ideal, o projeto que havia a possibilidade de o restaurante ser giratório, bem como vários estudos que foram feitos e que nós acompanhamos.
No momento de concretizar as obras não pode haver divisão política, há que valorizar as pessoas que trabalharam. É uma obra que ainda vai demandar tempo, mas eu reconheço e testemunho o empenho, as reuniões que na época tive a oportunidade de acompanhar de v.exa. pela luta do nosso centro de eventos de Balneário Camboriú.
Vejo hoje o deputado Níkolas Reis convidando para audiência pública da rodovia Antônio Heil para debater a obra que está sendo feita e isso demonstra o entrosamento de todos. Os deputados em prol do bem de Santa Catarina. E v.exa. precisa ser lembrado, reconhecido como o deputado que mais trabalhou e lutou pelo referido centro de eventos.
Parabéns!
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Queria dizer ao líder do governo, deputado Silvio Dreveck, que leve essa nossa indignação ao governador, pelo desrespeito para com essa Casa, por tudo o que ele tem feito em benefício ao turismo, mas também com o desrespeito para com esta Casa que tanto luta para esse setor.
O Sr. Deputado Mário Marcondes - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Pois Não!
O Sr. Deputado Mario Marcondes - Deputado, com suas palavras não precisamos acrescentar ou inserir mais nada! A palavra chave é o descaso.
O governo do estado está cometendo um verdadeiro descaso com esta Casa, sejam nos projetos, nos encaminhamentos, nas medidas provisórias um verdadeiro desrespeito. Estamos hoje dando nome a viadutos e rodovias, declarando utilidade pública e entidades, é isso que esta Casa está fazendo.
Estamos fazendo o verdadeiro papel de fantoche, aqui. É brincadeira, o que está sendo feito! Falarei sobre essa questão específica posteriormente na tribuna, não sei se é uma assessoria ruim, se a assessoria de Comunicação governador é ruim. Então, que mude, porque esta Casa não sabe de nada, é sempre a última saber, as coisas acontecem depois ficamos sabendo.
Acredito que nós seremos valorizados o dia em que começarem a vir para esta Casa projetos de repercussão, daí sim, quando precisarem do voto individual, de cada um de nós, vamos mostrar a força deste Parlamento.
Muito obrigado, sr. deputado!
O SR. DEPUTADO LEONEL PAVAN - Apenas para dizer que eu não sei se algum outro deputado recebeu o convite para esta importante obra, para o lançamento da ordem de serviço dessa obra. Ora, se tudo isso está acontecendo é porque esta Casa teve grande participação e não poderíamos estar perdendo os recursos federais.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)