Deputados

Deputados

Darci de Matos Libras

 PSD

Dados Pessoais

Nascimento:
08 Dezembro 1961
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Cafelândia /
Gabinete:
203
Contatos:
  • (48) 3221-2734
Fax:
(48) 3221-2736


Site do Deputado

PRONUNCIAMENTOS

13/12/2017 - 119 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Saúda os bananicultores que estão acompanhando a votação de projetos que dizem respeito à categoria, ressaltando que participam de um segmento importante para a agricultura familiar e a economia catarinense. Também cita a presença da Federação e Associações de Criadores de Pássaros em Santa Catarina, e destaca a votação do projeto de sua autoria que cria um regramento jurídico para a criação de pássaros para a realização de torneios e comercialização. Reg

COMISSÕES

Comissão de Constituição e Justiça
Comissão de Legislação Participativa

119ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/12/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Saúda os bananicultores que estão acompanhando a votação de projetos que dizem respeito à categoria, ressaltando que participam de um segmento importante para a agricultura familiar e a economia catarinense. Também cita a presença da Federação e Associações de Criadores de Pássaros em Santa Catarina, e destaca a votação do projeto de sua autoria que cria um regramento jurídico para a criação de pássaros para a realização de torneios e comercialização. Reg (...)

115ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/12/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Manifesta-se favoravelmente ao projeto de lei que trata de questões relativas aos delegados de Polícia, resgatando parte do débito que o governo do estado tem para com a categoria. Destaca que esteve no Congresso dos Delegados que ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz, ressaltando a força da categoria que trabalha diariamente para garantir a segurança da sociedade. Informa aos deputados que está tratando com o governador da questão relativa às promoções dos poli (...)

103ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/11/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Manifesta-se sobre a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante no dia 31 de outubro, enaltecendo a figura de Martinho Lutero que criou uma nova forma de ver o Cristianismo, marcando a história mundial. Destaca a Lei n. 14.932, de 2009, de sua autoria, que coloca a referida data no calendário cívico-cultural do estado e ressalta que a influência dos luteranos foi um fator decisivo no desenvolvimento econômico e social do estado de Santa Catarina. (...)

096ª SESSÃO ORDINÁRIA

17/10/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Reporta-se à questão do uso das novas ferramentas tecnológicas beneficiando áreas como a segurança pública, saúde e a redução da burocracia no serviço público. Cita que o estado deve oferecer serviços de qualidade à população, assim defende que tecnologia alavanca o desenvolvimento socioeconômico e exemplifica sua aplicação em hospitais públicos, no sentido de diminuir custos, pois no estado uma UTI gasta R$ 5 mil por dia, enquanto a do hospital filantrópico a (...)

095ª SESSÃO ORDINÁRIA

11/10/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Manifesta-se sobre uma audiência pública com a presença de dezenas deputados estaduais, representantes do setor produtivo e do Ministério Público de Santa Catarina para debater temas relevantes do segmento dos lotéricos do estado. Ressalta a relevância do segmento dos lotéricos que não apenas buscam lucro, mas cumprem também um papel social, atendendo as pessoas mais carentes nos bairros onde o banco não faz o serviço. Relata que o deputado Cesar Valduga (...)

087ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/09/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Saúda os representantes do MTG de São José, que estão na Casa para divulgar o evento Semana Farropilha. Fala também sobre projeto de lei de sua autoria, sancionado pelo governador, que coloca a Semana Farropilha no calendário oficial do estado. Ressalta que as tradições são preservadas nas manifestações culturais dos MTGs. Repercute publicação da imprensa sobre o estado, orgulhando todos os catarinenses, pois consolida a ideia de que é um estado de excel (...)

084ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/09/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Faz menção aos dois temas debatidos em Plenário por deputados que o precederam, com relação à Segurança Pública e à Saúde no estado. Observa que, enquanto estados vizinhos estão quebrados, Santa Catarina está em dia com todas as suas obrigações e vem mantendo os serviços essenciais de forma racional. Lamenta a crise ética, moral e financeira que também chega ao estado, mas pondera que os reflexos não atingem apenas a administração pública, requer economia em to (...)

080ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/09/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Reporta-se à situação da Segurança Pública no estado de Santa Catarina, destacando a atuação da Polícia Civil e Militar ao afirmar que sociedade civil, mesmo presenciando com apatia aos crimes bárbaros contra os policiais militares, necessita das mencionadas instituições para protegê-la. Ao mesmo tempo, questiona a legislação Penal por ser mais branda com o criminoso, afirmando a necessidade de a mesma ser rediscutida e alterada urgentemente. Cita matéria (...)

047ª SESSÃO ORDINÁRIA

31/05/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Reconhece que o governo cometeu falha no projeto do Fundam que previa recursos para a ponte Hercílio Luz, Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis, infraestrutura de estradas, entretanto, salienta que o governador anexou, há algum tempo, uma emenda ao projeto retificando o engano. Além disso, consta no referido projeto que os recursos, ora suscitados, poderiam ser investidos em: segurança pública; educação especial; justiça e cidadania turismo; cultura e esp (...)

046ª SESSÃO ORDINÁRIA

30/05/2017

DEPUTADO DARCI DE MATOS (Orador) - Manifesta-se sobre reunião realizada com os prefeitos de Campo Alegre, Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho com o secretário Leonel Pavan para a construção de um plano integrado de turismo envolvendo os respectivos municípios. Destaca o potencial turístico das diferentes regiões do estado de Santa Catarina. Também aborda a questão da segurança pública no estado sob a ótica da prevenção. Entende a necessidade da repressão, porém enfatiza a importância d (...)

Declara de utilidade pública o Instituto TH. Isolde Odebrecht, de Joinville.
08/02/2018
Darci de Matos
Cumprimentando o Desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço pela posse no cargo de Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
08/02/2018
Darci de Matos
Dirigida ao Superintendente Regional do DNIT solicitando a criação e execução de projeto visando alteração no trevo de acesso à Área industrial do Município de Porto União.
08/02/2018
Darci de Matos
Dirigida ao Governador do Estado solicitando ampliação da subestação na Área Industrial do Município de Porto União, bem como a disponibilização de uma equipe de plantão permanente no local.
08/02/2018
Darci de Matos
Dirigida ao Governador do Estado solicitando a finalização da pavimentação da Estrada Rio do Morro que conecta os Municípios de Joinville e Araquari.
08/02/2018
Darci de Matos
Dirigida ao Governador do Estado solicitando providências para a execução de obras de melhoria da malha viária na Rodovia SC-418, no Município de Campo Alegre.
20/12/2017
Darci de Matos
Dirigida ao Governador do Estado solicitando análise quanto à implementação de mecanismos de fixação de preço mínimo, sustentável à atividade de produção de grãos, para o aumento da produção de milho e redução de necessidade de importação.
20/12/2017
Darci de Matos
Dirigida ao Governador do Estado solicitando a continuidade das doações de próteses de silicone e sutiãs à Rede Feminina de Combate ao Câncer do Município de Rio Negrinho.
20/12/2017
Darci de Matos
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0521.0/2017, cuja ementa diz: "Dispõe sobre treinamento prático para utilização de extintores de incêndio aos condôminos de edifícios residenciais e comerciais, no âmbito do Estado de Santa Catarina.".
19/12/2017
Darci de Matos
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0399.4/2015, cuja ementa diz: "Dispõe sobre atividades dos profissionais de administração pública ou com habilitação específica registrados no Conselho Regional de Administração e adota outras providências.".
19/12/2017
Darci de Matos
15/02/2018

A reciclagem de lixo é o foco da primeira frente parlamentar constituída pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina neste ano. Sugerida pelo deputado César Valduga (PCdoB), a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem foi constituída oficialmente na quarta-feira (14) pelo presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider (MDB), por meio do Ato da Presidência 001-DL de 2018. A criação da frente havia sido anunciada po (...)

14/02/2018

A inauguração de trecho da SC-477, que liga o Planalto Norte ao Alto Vale do Itajaí, e a situação caótica da BR-163, no Extremo-Oeste, ganharam destaque na sessão desta quarta-feira (14) da Assembleia Legislativa. “O governador inaugurou o trecho de asfalto da Moema à Volta Grande, mais uma etapa da SC-477 que liga o Alto Vale com o Planalto Norte, ainda faltam 18 quilômetros de Itaiópolis até doutor (...)

08/02/2018

Desde 2017, o Deputado Estadual, Milton Hobus (PSD) acompanha a situação dos empresários do setor de varejo e que comercializam perfumaria, cosméticos. Após um pedido de distribuidores do setor, Hobus lidera mobilização junto ao governo do Estado para que não haja aumento na tributação da categoria. De acordo com Milton Hobus é uma prerrogativa do governador, Raimundo Colombo não aumentar impostos em Santa C (...)