Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/10/2019
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Registra reunião em Brasília, acompanhado por vários parlamentares estaduais, juntamente com o presidente da Fecam - Federação Catarinense de Municípios, também o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, com a ANTT, e a bancada federal, que teve como objetivo discutir a instalação de praças de pedágio no sul do estado. Cita que a previsão é instalar quatro pontos de pedágio, e a proposta vem gerando criticas e indignação da população e das lideranças da região, tendo em vista que o trecho de Florianópolis até o limite com o Paraná é de apenas 240 km, e possui apenas três praças, e o valor cobrado é de apenas R$ 2,70. Também já existe, de Florianópolis em direção ao sul, uma praça instalada, então seriam cinco praças. Por isso, questiona por que a região sul do estado terá mais praças e com valores de pedágio mais altos, já que a região já foi prejudicada pela demora da duplicação da BR-101. Menciona que vamos ter, com as praças, uma rodovia com gargalho e estrangulada. Comunica que dia oito de novembro, vai ocorrer audiência pública em Tubarão, onde será ouvida a população, coleta de informações e sugestões, para mostrar ao governo e a ANTT o que o sul catarinense quer e precisa no momento.
Conclui, esperando que o governo reverta à questão, acrescentando que a reunião foi produtiva, já que a ANTT decidiu suspender o edital de licitação para a concessão até o dia 30 de outubro, e após haverá outra rodada de negociações com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Destaca ser inadmissível a instalação de mais quatro praças de pedágio na área em questão, parabenizando o deputado pela fala, também se solidariza com a causa oferecendo o seu apoio. [Taquígrafa: Ana Maria]