Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/04/2021
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Faz comentários a respeito do projeto de lei de sua autoria, que objetiva a criação de uma política estadual para incentivar o cicloturismo, o que considera um avanço no turismo de Santa Catarina. Salienta que ficou constatado, durante a pandemia, que a bike/bicicleta teve um papel fundamental como meio de transporte por ser um meio de locomoção individual, além de promover a prática de atividade física. Comenta sobre as rotas turísticas catarinenses que o ciclismo favorece, devido às belas paisagens e lembra de alguns trechos, como a SC-435, que vai de Santo Amaro da Imperatriz a São Bonifácio, em direção a São Martinho e Rio Fortuna, ou ainda, subindo os desafios da Serra do Rio do Rastro, que atrai cada vez mais ciclistas anualmente, inclusive estrangeiros. Diz que é um turismo saudável, que incrementa a economia local, bem como percebe que o Estado tem potencial para o cicloturismo por gerar renda e emprego para muitos municípios. Menciona que na Europa esse tipo de turismo já é realidade e que possuem ciclovias para pequenas ou grandes distâncias, bem como infraestrutura colocada à disposição dos praticantes de ciclismo.
Relata que, ao propor seu projeto, lembrou das pessoas que percorrem a Serra do Rio de Rastro, porque muitas vezes não dispõem de estrutura para enfrentar percursos difíceis na estrada durante a prática do ciclismo. Espera o engajamento de todos que gostam do cicloturismo, bem como o apoio dos colegas Deputados, pois acredita ser uma atividade do presente e futuro, e sugere políticas de incentivos fiscais para aquisição de bicicletas e acessórios, pois entende que quem pedala de verdade gosta de incrementar seu equipamento e, mais uma vez, entende que é uma alavanca propulsora para a indústria e a economia do comércio local.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo pronunciamento, e concorda que será um meio de transporte a ser muito usado, como é na Europa, mas lembra a questão da segurança, que é primordial para o ciclista. [Taquígrafa: Sílvia]