Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/06/2019
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Informa que na presente data o município de São Ludgero comemora 57 anos de sua emancipação, e por ter sido atuante nesta cidade, gostaria de prestar uma homenagem.
Comenta que o município teve origem com a ocupação de colonos alemães, próximo às margens do Rio Cubatão, e mais tarde houve uma migração para uma região mais ao sul, onde havia terras férteis desocupadas. Relata que a ocupação foi difícil por ser uma área de matas densas, mas que aos poucos a comunidade foi se estabelecendo e se modernizando.
Narra sobre a importância da religião na história da cidade, citando a construção de capelas, seminários e destaca a participação de dois padres que deram origem ao nome da cidade.
Conta sobre o crescimento ao longo da história do município, e o desenvolvimento econômico através de lavouras e criação de animais. Acrescenta também a proeminência das empresas no segmento do plástico, atuantes no presente.
Traz informações atuais sobre o número de habitantes, e tece elogios quanto o IDH e o PIB da cidade. Acrescenta que, no ano anterior, São Ludgero consagrou-se como o primeiro município a ter 100% do saneamento básico tratado no âmbito rural e urbano do país.
Finaliza, parabenizando a cidade pelos 57 anos de emancipação pública e sente-se orgulhoso em representar este município no parlamento. [Taquígrafa: Sílvia]