Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/05/2019
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Discorre a respeito dos canudos plásticos e biodegradáveis, além de abordar sobre a indústria de processamento de plástico, assunto que considera importante esclarecer à população. Afirma que o plástico vem sendo considerado um grande vilão para o meio ambiente pela mídia e isso prejudica o estado de Santa Catarina, que é o segundo polo nacional da produção de descartáveis no segmento de embalagens. Menciona que o estado é reconhecido pela reciclagem, ficando atrás apenas de São Paulo. Salienta que a indústria de plástico de Santa Catarina é reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de produtos diferenciados e por agregar novas tecnologias, utilizando matéria-prima de fontes renováveis e de reciclagem na cadeia produtiva.
Afirma que se o plástico for banido a maioria das empresas do setor param de funcionar, sem chance de migração ou substituição das suas atividades. Conta que o plástico é 100% reciclável, sendo necessária educação para que o mesmo tenha a destinação correta. Destaca que a reciclagem é uma atividade que gera benefícios sociais e econômicos, produzindo renda, empregos e inclusão. Cita que instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Reciclagem e pede o apoio de seus colegas para a promoção da atividade.
Conclui, dizendo que o plástico não é vilão e, em muitos casos, é a solução, mas para isso se faz necessário destinação correta do lixo, o que deve ser incentivada no estado de Santa Catarina. [Taquígrafa: Sílvia]