Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 047ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/06/2021
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Menciona que, na segunda-feira, teve a alegria de participar de um momento importante para a região sul e serrana, que foi a assinatura do edital de licitação para a pavimentação da SC-370, trecho que atravessa a Serra do Corvo Branco, entre os municípios de Grão-Pará e Urubici. Afirma que esta é a sua principal bandeira, mas que existem tantas outras rodovias, como São Bonifácio/São Martinho, e a ligação de Braço do Norte a Rio Fortuna que está vergonhosa.
Ressalta que articulou na Alesc, em 2019, uma audiência pública, lá em Urubici, com mais de 600 pessoas, reunindo lideranças para tratar desse assunto, e agora essa obra será realizada. Agradece a sensibilidade do Governador do Estado e do Secretário de Infraestrutura, que não mediram esforços para que a Serra do Corvo Branco ganhasse a tão esperada pavimentação.
Enfatiza que essa obra da pavimentação da SC-370 teve início em 2008, e que agora será tornada realidade essa ligação que proporciona o desenvolvimento, tanto na visitação turística, quanto no escoamento dos produtos, pois é uma importante ligação entre a região sul e a serra catarinense.
Registra que a Serra do Corvo Branco tem um considerável potencial turístico, é uma das paisagens mais bonitas do Brasil, e um dos atrativos é a famosa Fenda da Rocha, que possui paredões de 90m de altura. Coloca que, com a pavimentação concluída, também atrairá cicloturistas, uma modalidade que vem crescendo.
Aborda o projeto de sua autoria que está tramitando na Casa, que institui o cicloturismo em Santa Catarina, uma diferente forma de fazer turismo, que tem a bicicleta como parceira e que proporciona às pessoas explorarem melhor o local visitado. Fala que, nesse momento de pandemia, de forma natural, o ciclista explorou melhor essa atividade.
Constata que a economia do Estado está aquecida, não perdeu receita, e deve haver boa gestão do dinheiro público, fazendo sempre muito mais com muito menos, valorizando cada centavo. [Taquígrafa: Eliana]