Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/05/2019
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Repercute na tribuna os relatos sobre as torrenciais chuvas que atingiram a região sul do estado, destacando Criciúma, Imbituba e litoral, além de vários municípios situados na encosta da serra catarinense. Apresenta slides, mostrando a calamidade pública naquela região.
Fala sobre o município de Morro da Fumaça, com alagamentos no centro da cidade e bairros, e destaca danos nas cabeceiras de pontes, estradas vicinais e calçamentos de ruas. Além de prejuízos em estabelecimentos comerciais e residências, foram atingidas seriamente muitas indústrias cerâmicas. Reproduz a fala do prefeito Agenor Coral, afirmando que há em torno de 100 pessoas desabrigadas, e que a prefeitura colocou à disposição dos atingidos kits de higiene e limpeza pessoal, colchões e cobertores.
Salienta que foi a pior enchente desde 1974, e afirma que a pretensão é mobilizar a região para a retomada da proposta de desassoreamento do Rio Urussanga, a fim de conter inundações, e espera contar com o apoio do estado, da União e dos órgãos de controle ambiental.
Na sequência das imagens provenientes da intensa chuva que assolou o sul do estado, cita os municípios de Jaguaruna, Sangão, Pescaria Brava, Laguna, Imaruí, Imbituba, Treze de Maio, Tubarão, São Ludgero, Pedras Grandes, Içara, Criciúma e outros do vale do Braço Norte e da encosta da serra, que foram muito prejudicados. Agradece o desempenho da Defesa Civil, Prefeituras, Corpo de Bombeiros Militar e Voluntário, que auxiliaram as famílias atingidas.
Por fim, faz um convite aos colegas parlamentares para acompanhar os prefeitos da região em audiência com o secretário da Infraestrutura, no dia 29 de maio, às 11h30, e com o secretário da Defesa Civil, às 13h30.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Diante de tamanha devastação provocada por intensa chuva no sul catarinense, defende o apoio de todos os deputados independentemente de partido. Entretanto, alerta sobre a necessidade de ajuda do governo federal.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Afirma que Santa Catarina já possui o modelo do sistema de respostas a desastres, disponibilizando recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil para sanar eventuais danos provocados pela ação da natureza. Em contrapartida, esclarece que as grandes obras provêm de recursos do governo federal.

Deputado Felipe Estevão (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo relevante assunto, posicionando com clareza a situação precária dos munícipes da região sul em decorrência das fortes chuvas, e coloca-se à disposição.

Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela relevante iniciativa, e informa que em data anterior recebeu uma equipe de Jaguaruna, lamentando a queda da ponte, e se coloca à disposição para trabalhar pelo referido pleito. [Taquígrafa: Elzamar]