Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/05/2021
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Fala sobre a sua indicação ao Governo do Estado, solicitando a edição de uma Medida Provisória que institui o repasse financeiro aos hospitais de Santa Catarina de forma simplificada.
Discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos hospitais durante a pandemia, que perderam receitas com o cancelamento das cirurgias eletivas, mas suas despesas aumentaram, exigindo esforços consideráveis para manter os atendimentos de urgência e emergência. Traz dados de hospitais do Estado, reforçando que a receita não é suficiente, acumulando dívidas, e cita o Hospital Santa Terezinha em Braço do Norte, que acumula despesa extraordinária de aproximadamente R$ 1 milhão. Mostra-se preocupado com a diminuição das receitas para os hospitais e o atendimento precário para a população, o que chama de constrangedor.
Comenta da dificuldade burocrática para se conseguir emendas parlamentares de Deputados federais, e cita a falta de convênio para que isso ocorra. Lembra que os valores dos produtos hospitalares triplicaram, impossibilitando os hospitais de arcarem com as despesas.
Pede o apoio aos Colegas para a simplificação dos repasses de recursos financeiros ordinários do Estado, vindo inclusive do Governo federal ou de emendas parlamentares para estas instituições de saúde, e diz que se faz necessário que os mesmos cheguem com extrema urgência para que os hospitais consigam sobreviver.
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Presidente) - Parabeniza o Deputado pelo tema, acrescentando que tem muitos hospitais, inclusive no oeste, como o hospital de Irani, de Campo Belo, que ligou pedindo ajuda. Afirma que é preciso olhar os hospitais de cidades pequenas que estão cumprindo com o seu dever. [Taquigrafia: Guilherme]