Pronunciamento

Valmir Comin - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/06/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Comunica a realização da sessão solene que irá homenagear o centenário da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis, em 18 de junho, às 19h, a qual é de sua proposição. Comenta sobre o tempo que estudou durante o primeiro grau, as dificuldades enfrentadas para chegar até a instituição de ensino, como percorrer sete quilômetros a pé, e no inverno com botas de borracha que gelavam os pés, porém a compensação vinha na hora do recreio, quando era servida uma sopa quentinha feita com amor pelas merendeiras. Recorda com emoção o tempo vivenciado, bem como a família de doze irmãos e o respeito e carinho que tinham pelos pais.
Faz um breve histórico da escola, que teve suas atividades iniciadas em 14 de junho de 1918, com o nome de Escola Mista do Lugar 'Nova Belluno'. E no decorrer dos anos, com todas as dificuldades e desafios enfrentados para educar as crianças do município de Siderópolis, em 1950 a instituição recebeu o nome de Grupo Escolar José do Patrocínio em homenagem ao poeta, jornalista, abolicionista, filho de escravos. E, assim, foi adequando-se às novas leis federais de educação, chegando ao atual nome: Escola de Educação Básica José do Patrocínio, com ensino fundamental e ensino médio.

Deputado Luiz Fernando Vampiro (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela homenagem prestada a uma instituição de educação da região sul.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela proposição e por sua bela história de estudante, desejando que sirva de exemplo a muitos catarinenses.

DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Presidente) - Não havendo mais oradores a fazer uso da palavra, encerra a sessão, convocando outra, solene, para dia 15, às 19h, em homenagem ao Centenário de Fundação do Hercílio Luz Futebol Clube - Tubarão, em Tubarão. [Taquígrafa: Sílvia]