Pronunciamento

Valmir Comin - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/07/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Cita a manifestação da deputada Ada De Luca, que comentou que o governo estadual decretou estado de emergência no sistema carcerário de Santa Catarina. Destaca ser urgente e necessário resgatar a autoestima e o desenvolvimento do estado, pois se continuar assim, não há programa e nem sistema presidiário que sustente o estado e o Brasil.
Entende que não existe segurança mais digna para o trabalhador, do que a oportunidade de emprego e renda, e que está se vivendo atualmente um processo inverso.
Salienta que o estado de Santa Catarina é orgulho para os catarinenses, é diferenciado dos outros estados da federação, mas ainda detentor de um milhão de pobres, e com 160 mil famílias sem moradia. Considera que é preciso desencadear um processo de desenvolvimento, investir nas parcerias públicas privadas, só assim se terá presídios suficientes, para suprir as demandas alarmantes e crescentes em nível de Brasil.
Conclui criticando a atitude lamentável da secretária de educação e do governo, pelos cortes e fechamento dos Cedups em várias regiões do estado, arguindo que é necessário qualificar os professores, profissionais e aperfeiçoar o sistema. Afirma que educação é prioridade e não retrocesso.

Deputado Serafim Venzon (Aparteante) - Cumprimenta o deputado Valmir Comin, pelo tema do discurso, enaltecendo a importância da Secretaria de Assistência Social para amenizar problemas da população mais carente. [Taquígrafa: Ana Maria]