Pronunciamento

Valmir Comin - 007ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 11/07/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Registra com satisfação o parecer do relator Marcos Vieira, resgatando aquilo que está estabelecido na Constituição do estado.
Comenta sobre matéria do Diário Catarinense que fala sobre as instituições de combate à violência contra a mulher no estado catarinense, ressaltando a importância da mesma para informar àquelas que sofrem agressão quanto à possibilidade de proteção.
Menciona que, quando esteve à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, através da Coordenadoria da Mulher, foi criado o Ônibus Lilás, projeto em parceria com o governo federal, que percorreu mais de 200 municípios, levando conhecimento e dando condições às mulheres, principalmente das cidades do interior, de exercerem os seus direitos através da Lei Maria da Penha, projeto este que continua com a atual administração.
Relata que os índices de violência contra a mulher, no estado, ainda são alarmantes, e segundo registro da SSP, somente no primeiro semestre de 2017, 26.213 mulheres foram vítimas de violência, praticamente um crime a cada dez minutos, índice que considera muito preocupante. Lamenta que a mulher, muitas vezes, seja vítima justamente daqueles que são seus companheiros, que deviam proteger a família, mas, pela falta de caráter, tornam-se os opressores da mesma.
Enaltece o importante exemplo de luta de mulheres que foram precursoras do empoderamento feminino, como a deputada Antonieta de Barros, a primeira mulher negra e deputada estadual no Brasil, que não teve medo de encarar os desafios, vencendo todas as barreiras que a sociedade impunha à época. [Taquígrafa: Sara]