Pronunciamento

Valmir Comin - 030ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/04/2018
DEPUTADO VALMIR COMIN (Orador) - Comenta sobre a realização da sessão solene em Criciúma, na noite anterior, em homenagem aos 50 anos da Fucri, atual Unesc, repercutindo a grandiosidade do evento e a importância daquela universidade para o desenvolvimento da região sul do estado. Refere-se aos homenageados da noite, entre eles o ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse e a reitora da Unesc, Luciana Bisognin Ceretta, bem como ao seu vice, Daniel Previ, parabenizando-os pelo trabalho e pelo que representam para aquela instituição.
Ressalta que tal sucesso é resultado do trabalho daqueles que os antecederam e também dos 1.500 colaboradores atuais, destacando que mais de 13 mil acadêmicos estão integrados ao sistema. Enaltece o caráter comunitário da Unesc, frisando que a sociedade é partícipe, integrante deste grande centro universitário que hoje espraia conhecimento não só para o estado, mas para todo o imenso Brasil.
Relata que as clínicas integradas da universidade prestam importantes serviços à comunidade, com 69.330 atendimentos gratuitos só no primeiro semestre de 2.017 nas mais diversas áreas como medicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia, nutrição, enfermagem, biomedicina, saúde do trabalhador, entre outras, e ressalva que a razão do acentuado desenvolvimento daquela unidade de ensino é a sua abertura à sociedade e o grau de comprometimento dos seus colaboradores.
Fala da importância da universidade para a área ambiental da região, pois faz um trabalho fantástico na linha de projetos de recuperação das áreas degradadas no sul de Santa Catarina em consequência da mineração do carvão. Lembra, ainda, que a universidade está presente também nos afastados rincões, nos bolsões de pobreza, dando acesso a quem não tem vez e não tem voz, inclusive com projetos de regularização fundiária pelo curso de agrimensura, assistência social e outros técnicos. Observa que, pelos dados estatísticos apresentados, é uma universidade que deu certo, pelo seu caráter social.
Lamenta que a lei que implantou a Artigo 170, de concessão de bolsas de estudo, não atenda a todos, causando a evasão de diversos alunos que não conseguem mais custear a sua faculdade, colocando este tema como ponto de reflexão. [Taquígrafa: Sara]